O histórico de confrontos do CRB no brasileirão 2020

Durante o campeonato brasileiro da série B, o CRB enfrenta equipes de todo o país, e muitos questionam nas nossas redes sociais sobre os retrospectos negativos na maioria das postagens. Listamos os clubes que o CRB vence, perde e tem equilíbrio nos confrontos pelo campeonato nacional.

Foto: Itawi Albuquerque/TNH1


Confira os clubes em que o CRB leva vantagem nos confrontos: 

CSA-AL (28 vitórias)
Confiança-SE (6 vitórias)
Sampaio Corrêa-MA (3 vitórias)
Botafogo-SP (2 vitórias)


Nos 4 únicos confrontos que o CRB vence, temos o retrospecto mais chamativo: o clássico das multidões. O CRB tem 28 vitórias a mais sobre o CSA. Obviamente, os números são alarmantes porque compõe clubes do mesmo estado (fator estadual e copa do nordeste). São mais de 500 jogos realizados, é algo normal numa rivalidade tão grande.

O Galo ainda tem mais vitórias que o Confiança (fator copa do nordeste), Sampaio Corrêa e Botafogo-SP. Nestes 2 últimos, são confrontos flexíveis, onde em um único ano ou dois, um clube ou outro pode ficar a frente. São históricos positivo, porém, menos alarmante.

Os clubes em que o CRB leva desvantagem nos confrontos:

Náutico-PE (13 derrotas);
América-MG (7 derrotas);
Paraná-PR (6 derrotas);
Vitória-BA (3 derrotas);
Cruzeiro-MG (3 derrotas);
Juventude-RS (2 derrotas);
Oeste-SP (2 derrotas);
Brasil-RS (2 derrotas);
Guarani-SP (2 derrotas);
Cuiabá-MT (2 derrotas);
Operário-PR (1 derrota);
Ponte Preta-SP (1 derrota);
Avaí-SC (1 derrota);

Contra 8 destes clubes, temos, novamente, confrontos muito flexíveis, onde o CRB pode estar atrás ou a frente do retrospecto em uma unica edição de série B, caso vença os jogos de turno e returno. Um exemplo claro é o Avaí: até 2012 o CRB tinha ampla vantagem, de 7 vitórias, contra 3 derrotas, e apenas 2 empates. Do returno daquele ano até os dias de hoje, o CRB perdeu perdeu todos os 5 jogos que fez contra o time catarinense, dando ao adversário a vitória mínima no confronto geral. Esse é um exemplo perfeito de um confronto flexível.

Os casos mais explícitos em que o CRB tem um retrospecto mais negativo são contra o Náutico (fator copa do nordeste), o Paraná e o América-MG. São clubes que tem mais de 5 vitórias a mais, mostrando uma superioridade muito considerável nos confrontos, que pode vim de muito tempo atrás. O CRB não conseguiu vencer muitos jogos contra estes clubes em edições recentes de série B, piorando ainda mais o retrospecto. Isso explica o porque de tantos confrontos com históricos ruins.

O único confronto extremamente equilibrado:

Figueirense-SC (2 vitórias pra cada e 3 empates).

O único clube desta edição que o CRB nunca enfrentou:

Chapecoense-SC.

Comentários