Primeiras análises acerca do mercado em 2020

Como é de costume, em alguns pontos da temporada eu avalio um pouco sobre o mercado e analiso quais jogadores poderiam nos reforçar na temporada. Várias coisas são levadas em conta, uma delas é a realidade financeira e a probabilidade de uma possível vinda. Alguns ultrapassam essas duas coisas, mas outros se encaixam perfeitamente nesses moldes.
Para a primeira lista de 2020, que ainda não engloba os jogadores que atuam no Campeonato Paulista, já que a situação deles por lá só pode ser definida a partir do dia 23, que é onde alguns clubes já estarão eliminados. O foco desta é de jogadores sem espaço em clubes da Série A, ou até mesmo da Série B. Além de jogadores que estão no exterior, especificamente em Portugal.
Levei em consideração que o mercado português é muito produtivo, já que é notório a qualidade de alguns jogadores que atuam por lá. Alisson Farias que foi um dos nossos principais destaques em 2019 esteve por lá em 2017. Carlos Jatobá que vem sendo um dos destaques de 2020, pertence ao Sporting. Fiquem com mais uma lista, e em 10 a 15 dias outra sairá.




Goleiros

Esperava mais dos dois goleiros que estão no clube hoje. Mas decepcionaram até agora, e a vinda de um terceiro com status de titular acaba ficando condicionada a isto, essas atuações irregulares dos que já estão por aqui.

Jordi (Vasco) - Goleiro foi destaque pelo rival na Série A de 2019, mas vem sendo mal utilizado pelo Vasco este ano.

Elias (Chapecoense) - Depois da excelente temporada feita em 2016, Elias não conseguiu ter sequência nas últimas três temporadas. Mais pelos goleiros que disputou posição do que por seu desempenho em si. É reserva da Chapecoense.

Richard (Ceará) - Um dos destaques do Paraná de 2018, ele vem sendo reserva do Ceará desde 2019.

Carlos Eduardo (Sport) - Foi um dos melhores da posição na Série B de 2019, muito promissor. Atualmente é terceira opção no gol do Sport.

Simão (Paços de Ferreira) - Fez um excelente 2018, sendo coroado com o título da Série C. Em 2019 foi para Portugal, mas não teve sequência até então.

Laterais

Precisamos de dois titulares. Sinceramente, no Paulistão há também excelentes nomes. Mas aqui também há jogadores muito interessantes e que vale a pena ficar de olho.

Giovanni (Bahia) - Excelente lateral esquerdo, com boas passagens recentes pela Série B. Está em baixa no Bahia, pode até se tornar uma opção considerável por aqui.

Eduardo (Ceará) - Cria da casa, está na reserva do Ceará. Dificilmente será titular da posição por conta de Samuel Xavier, um dos melhores da posição na região.

Vidal (Goiás) - Lateral muito defensivo, um dos destaques do Juventude nos últimos dois anos. Está na reserva do Goiás.

Lucas Ramon (Coritiba) - Desde 2016 vinha mostrando ser muito promissor, mas a escolha de seus últimos dois clubes acabou lhe tirando um maior desenvolvimento. Reserva no Coritiba.

João Paulo (América/MG) - Foi um dos melhores da Série B no ano passado em sua posição. Está na reserva, e até pode ser negociável.

Kevin (Grêmio) - Desde 2018 vem jogando muita bola. Mas em 2020 não chegou a jogar um único jogo pelo Grêmio. Promissor, um empréstimo pode ser bastante útil.

Zagueiros

O foco acaba sendo zagueiros que atuam pelo lado esquerdo, mas também dá pra aproveitar alguns de muita qualidade que estão por aí sem jogar. Hoje temos 5 zagueiros, mas se dois saírem, outros dois deveriam chegar.

Rafael Thyere (Sport) - Titular absoluto do Sport na Série B de 2019, Thyere não vem sendo utilizado nessa temporada, sendo banco no clube.

Ernando (Bahia) - Dos últimos 11 anos, foi titular em 9 temporadas. Nessa que seria a sua 12ª temporada da carreira, vem sendo reserva no Bahia.

Anderson (Bahia) - Fez uma temporada de 2019 muito boa pelo Confiança. Tem atuado regularmente no time sub-23 do Bahia, mas perderá espaço. É canhoto e seria uma boa.

Éder (Atlético/GO) - Atua no lado esquerdo da defesa, e foi bem utilizado na campanha de acesso do Sport em 2019. Está na reserva do Atlético/GO.

Yago (Goiás) - Muito bom zagueiro, mas vem sendo mal utilizado em 2020. Foi titular do Goiás na Série A em 2019. Seria uma excelente contratação para o setor defensivo.

Rodolfo (Coritiba) - Um dos melhores zagueiros da Série B de 2019. Está sendo muito mal utilizado no Coxa, fazendo apenas 4 jogos no ano, apenas dois como titular e em janeiro.

Volantes

Precisamos de peças desse tipo. Um volante marcador mas de bom passe, e um segundo volante com certo equilíbrio entre defesa e ataque. Listei alguns nomes que englobam tudo isso, e muito mais.

Betinho (Sport) - Um dos destaques do Figueirense nos últimos dois anos, mas pouco utilizado no Sport nesta temporada.

Yuri (Bahia) - Volante marcador, de bom passe. Mas utilizado poucas vezes em 2019. Em 2020 atuou pouco, só um jogo como titular pelo Bahia sub-23.

Ronaldo (Bahia) - Jogador era uma grande promessa da base do Flamengo, mas não vingou. Foi bem utilizado pelos dois clubes em 2019, mas em 2020 jogou apenas 2 partidas.

Nathan Silva (Coritiba) - Muito bom volante, marcador. Poderia até ser titular aqui. Pouco utilizado no Coritiba em 2020, mas nos últimos 2 anos titular de grandes clubes da Série B.

Galdezani (Coritiba) - Não sei exatamente se está sendo pouco utilizado ou em uma fase de transição. É relacionado para os jogos, mas pouco utilizado. Se bobear, dá pra trazer.

Leandro Vilela (Vitória Setubal) - Um dos destaques do Paraná de 2017 e 2018, vem sendo pouco utilizado em Portugal.

Luiz Henrique (Moreirense) - Bom volante, também atua como meia. Está na reserva do Moreirense, no Brasil foi muito bem pelo Náutico. É natural de Maceió.

Meias

A vinda de um meia com potencial de titularidade dependerá muito do Longuine. Se ele continuar no clube, não há necessidade. Até pra encontrar um meia reserva também dependerá do Felipe Menezes, que se conseguir se mostrar útil, pode ficar.

Jean Patrick (Sport) - Jogou muito na Série B de 2019, mas jogou poucas vezes em 2020 pelo Sport. Marcador, mas articulador.

Artur Rezende (Bahia) - Fez uma excelente Série B pelo Guarani em 2019, além de uma boa passagem pelo Santa Cruz. É titular no time sub-23 do Bahia, vale a pena ficar de olho.

Felipe Silva (Ceará) - Esse joga muita bola. Mas em 2020 perdeu a titularidade no Ceará, e provavelmente vai ser difícil recuperar. Traria se o Longuine saísse.

João Pedro (Athletico) - Atua pelo meio, mas também cai pelas pontas. Foi titular no Paraná em 2019, pouco utilizado em 2020. Teve problemas familiares e saiu do Atlético/GO com apenas duas partidas realizadas no ano. Pode ser emprestado de novo, dá pra trazer.

Leandrinho (Botafogo) - Titular do Sport na Série B de 2019, não vem jogando no Botafogo em 2020. É meia de origem, mas também atua pelos lados do campo.

Pontas

Nossos destaques nas pontas hoje são dois jogadores que vieram sem muito prestígio. Notoriamente Erik e Luidy deverão ser reservas na Série B. A questão é se virão dois bons jogadores para as pontas. Um deles pode ser o Magno Cruz, mas quem será o outro?

Anderson Oliveira (Portimonense) - Estava fazendo uma Série B muito boa em 2019 até ser contratado pelo Portimonense. Em Portugal, jogou poucas vezes e até foi parar no time sub-23.

Fessin (Bahia) - Seria mais interessante traze-lo no início do ano. Mas é um bom jogador, o que pesa é ter jogado pouquíssimas vezes pelo profissional.

Wescley (Ceará) - Desde que fez uma boa temporada no Ceará em 2018, nunca mais conseguiu ser titular no clube. Jogador de velocidade, inteligente. Atuou em apenas 2 jogos no ano.

Lima (Ceará) - Se destacou no acesso em 2017, e este ano atuou apenas três vezes.

Mateus Gonçalves (Ceará) - Tem atuado pouquíssimas vezes em 2020, mais como reserva do que titular. Se continuar sendo pouco utilizado, dá pra trazer.

Mike (Goiás) - Um dos melhores jogadores da Série B de 2019, mas pouco utilizado no Goiás em 2020. Se continuar assim, pode se tornar uma opção viável.

Marcinho (Goiás) - É um jogador jovem, mas já rodou muito. No Goiás e Sport não teve muito destaque, mas pode ser uma opção para as pontas.

Gabrielzinho (Moreirense) - Está há três anos em Portugal. Muito rápido e habilidoso. Não vem jogando com muita frequência por lá nessa temporada.

Crysan (Santa Clara) - Atua pelos lados e também como centroavante, por conta da altura. Jogador de qualidade, mas que jogou muito pouco na temporada.

Walterson (Famalicão) - Mais um que teria sido interessante traze-lo no início do ano. É habilidoso e rápido. Fez uma temporada de 2018/19 muito boa, com 11 gols e 5 assistências na Segunda Liga. Atualmente é reserva no Famalicão.

Centroavantes

A contratação dessas peças vai depender muito do Léo Gamalho. Se o mesmo provar que sua titularidade na Série B é um fato incontestável, não há necessidade de buscar outro nome de peso pro ataque, e sim um reserva promissor.

Lucão/Henrique Almeida (Goiás) - Algum sairá do Goiás em breve. O titular é o Rafael Moura, e os outros dois não vem fazendo muita coisa. Henrique fez 4 jogos e não marcou nenhum gol, e Lucão fez 6 jogos e só marcou 2. Alguém vai sobrar, seria bom trazer.

Bergson (Ceará) - Uma opção interessante. Não vem sendo unanimidade no Ceará desde o ano passado, e na Série B já mostrou muita coisa. Atualmente é reserva.

Matheus Peixoto (Bragantino) - Desde que a Red Bull assumiu o clube, Matheus atuou poucas vezes e não tem sido a primeira opção para o ataque. Neste ano jogou apenas 16 minutos em um único jogo.

Comentários