Analisando nomes do Paulistão 2020

O que há de bom lá no Paulistão desse ano? 10 rodadas já foram realizadas, mas a suspensão do campeonato por conta do coronavírus acaba sendo um pouco prejudicial para a análise. Jogadores que estavam em boa fase terão esse ritmo quebrado, e aqueles que naturalmente mostram bons resultados na carreira e que não vinham fazendo um bom campeonato, podem crescer de produtividade quando tudo voltar ao normal.




O elenco está praticamente pronto para o início do nacional. Porém, algumas peças ainda são sentidas, algo em torno de 7 a 10 jogadores. Então fiquem com a lista, em cada "tópico" (leia-se posição discutida), falarei sobre a necessidade do elenco e quais as peças que precisamos. Ah, e sempre os nomes estarão em uma ordem de preferência. Ou seja, o primeiro de cada posição é sempre o "melhor" entre os citados, e o último acaba sendo uma última opção. Mas isso engloba regularidade, desempenho, etc. Já que alguns jogadores não tem bons números na carreira, mas fazem um ano bom, etc.

Goleiros

Não é uma enorme necessidade. Mas precisamos entender os casos. Em 2019 tivemos quatro goleiros na Série B, dos quais três se lesionaram. Atualmente temos apenas dois goleiros, e ambos não mostraram muita confiança. Então é cabível pensar que devemos ir atrás de um terceiro goleiro sim. Só que aparentemente os clubes da Série A procuram ter três ou quatro goleiros, e alguns que até jogariam uma B saíram do país. O Paulistão desse ano não tem grandes nomes, alguns surgiram há pouco ou tem alguns que são muito velhos.

Matheus Cavichioli (Guarani) - Vem em baixa, se lesionou em 2019. Da primeira a sétima rodada havia sofrido apenas 3 gols em 7 jogos, voltando apenas nas últimas 6 rodadas.

Alex Alves (RB Bragantino) - Titular de acesso na Série C em 2017 e 2018, é reserva no Bragantino desde 2019, quando a empresa austríaca comprou o clube. Boa opção, evoluiu muito desde então.

Lucas Perri (São Paulo) - Jovem promissor, foi pra Inglaterra e não conseguiu se firmar na Premier League. No São Paulo é reserva de Tiago Volpi. Poderia conseguir uma sequência por aqui e ser titular.

Saulo (Ferroviária) - CRB tentou trazer ano passado pra disputar posição ou ser titular. Faz um ano razoável pela Ferroviária. Dá pra ser uma boa opção entre os nossos goleiros, sempre foi titular na carreira. Última vez na B foi em 2017 pelo Figueirense.


Pegorari (Ituano) - Desde o ano passado chama muita atenção. No Ituano foi titular absoluto no ano, e reforçou o Figueirense como titular no final da Série B. Nome interessante e que vale a pena ficar de olho.

Giovanni (Água Santa) - Sempre foi reserva no Atlético/MG, e quando saiu não apresentou muita coisa. Porém, assumiu a titularidade do Água Santa e faz um bom Paulista. 6 jogos e 7 gols sofridos apenas, sendo 4 em um único jogo (o último) contra o RB Bragantino.

Kewin (Mirassol) - Analisando seu histórico, é a primeira vez desde 2014 que tem uma sequência como profissional. É um goleiro novo, apenas 25 anos. Faz um Paulista muito bom pelo Mirassol, e seria uma aposta interessante, mesmo com a falta de sequência na carreira.

Rafael Pin (Inter de Limeira) - Mais um dos casos de bom ano, mas falta de regularidade. Sempre esteve fazendo carreira em São Paulo, 4º ano de Inter de Limeira. Faz um ano interessante, titular em todos os jogos.

Glauco Tadeu (Oeste) - Sem regularidade na carreira, mas ano passado foi um bom substituto na Série B. Foram oito bons jogos, é um bom reserva.

Oliveira (Novorizontino) - 38 anos, mas é o melhor goleiro no Paulistão desse ano. Não sei se valeria a pena arriscar, mas se os outros dois goleiros não se machucarem e Oliveira fazer por merecer uma possível titularidade, seria muito bom.

Laterais

Um dos principais problemas no elenco em 2020, as laterais merecerem atenção especial para a Série B. Aqui na lista, priorizei jogadores com qualidade no último terço, mas defensivamente não decepcionam. Uma bela mistura de jogadores com muita experiência e outros mais jovens.

Jonathan (Água Santa) - Titular absoluto do Atlético/GO na última Série B. Defensivamente é impecável, e no ataque tem bom aproveitamento nos cruzamentos e chances criadas. Se chegasse aqui, titular absoluto.

Paulinho (Novorizontino) - 36 anos, mas acho que vale muito a pena trazer. Qualidade absurda com a bola nos pés. Faz gol de falta, cruza muito bem, e defendendo é muito bom no um contra um.

Éder Sciola (Oeste) - Se juntarmos seus números na Série B de 2018 e na Série B de 2019 temos 7 gols e 7 assistências. Lateral com muita qualidade no último terço, bastante ofensivo. Faz um Paulista bastante equilibrado, com aproveitamento de 66% de disputas de bola e quase 2 desarmes por jogo, média alta no Paulista. É experiente, vale a pena tentar.

Ernandes (Mirassol) - Seu nome já foi cogitado aqui, estou citando apenas por citar. Um dos melhores da posição no Paulista. 63% de aproveitamento em disputas de bola pelo chão, e muita qualidade no passe. Defensivamente tem muito a agregar, e no ataque pode ser um jogador criativo, seja por passe ou bolas pelo alto.

Ricardo Luz (Santo André) - Lateral destro, jovem, promissor. Defensivamente é bom, marca bem, muito ativo no último terço. Se encaixaria perfeitamente no esteriótipo de contratações do Paes. Seu aproveitamento de passe no campo adversário é que preocupa, taxa de acerto é só de 47%.

Jefferson (Ponte Preta) - Jogador que fez uma boa Série B em 2019 pelo Vila Nova mas estava no banco na Ponte Preta esse ano. Não sei se será aproveitado por lá. É equilibrado. Defende muito bem, ataca razoavelmente. Não faz um grande Paulista, o que pode condicionar sua saída de lá.

Marlon (Criciúma) - Jogador que mais criou chances perigosas na Série B de 2019, faz um Paulista regular esse ano. Muita qualidade com a bola nos pés, cruzamentos, passes e finalizações bastante interessantes no último terço. Boa aposta pra qualificar mais o time nessa chegada ao ataque.

Lucas Mendes (Ferroviária) - Na última Série C foi um dos destaques da competição, foram 7 assistências pelo Ferroviário. Faz um bom Campeonato Paulista, atenção especial.

Abner (Água Santa) - Jovem lateral que defende muito bem. No último terço é razoável. Em 2018 foi titular do Coritiba na Série B, e era melhor ofensivamente.

Lucas Balardin (Inter de Limeira) - A única aposta da lateral. Um dos melhores do Paulista, vem tendo sua grande chance da carreira. Tem apenas 25 anos. Defensivamente tem um aproveitamento de 74% nas disputas de bola por baixo, muito bom. Boa aposta, e vale a pena ficar de olho para 2021.

Zagueiros

Precisamos de um zagueiro para ser titular, mesmo que Gum e Páscoa estejam em boa fase. Os zagueiros do nosso elenco atual são instáveis, mostraram isso nesse início de temporada. Precisamos de um titular que tenha essa regularidade, de no mínimo 2 ou 3 anos sendo sempre um bom zagueiro.

Ricardo Silva (Ituano) - A melhor opção da lista, isso é fato. Zagueiro seguro que atua pelo lado esquerdo e que poderia fazer dupla de zaga com Gum. Já foi especulada no início do mês a sua possível vinda para cá.

Éverton Sena (Novorizontino) - Não preciso falar muito do Sena. É um zagueiro rápido, seguro no jogo pelo chão e que por cima até que faz bem o papel. Seria titular absoluto na nossa defesa.

Andres Robles (Água Santa) - Zagueiro interessante. Bom passador, pode ajudar na saída de bola. Atua até como primeiro volante, com boa precisão nos passes. Seria um opção interessante em um esquema com três zagueiros. Vale a pena trazer.

Reginaldo (Botafogo/SP) - Jogador muito interessante. De 2016 pra cá foi titular no Vila Nova naquela boa campanha de 2016, teve uma boa passagem pelo Fluminense e passou 2 anos seguidos sendo titular na Ponte Preta. Bom no jogo aéreo, poderia ser uma boa opção por aqui. Não faz um grande Paulista pelo Botafogo.

Alisson (Ponte Preta) - Fez uma Série B muito boa pelo Operário. Na Ponte Preta não tem jogado muito, é um nome interessante. Jogador jovem, de boa estatura e que fortalece o jogo pelo alto e também por baixo.


Luiz Otávio (Mirassol) - Jogador de boa estatura, muito forte. Excelente no jogo aéreo. Titular absoluto do Botafogo/SP na última Série B e vem jogando muito bem pelo Mirassol no Paulistão.

Wellington Carvalho (Ponte Preta) - Jogador que conhecemos bem, seria uma boa opção por aqui novamente.

Renie (Mirassol) - Experiente, 30 anos. Vive a melhor fase da carreira pelo Mirassol no Paulistão desse ano. Todas as sete partidas que fez foram acima da média. Com aproveitamentos espetaculares na disputas de bola por baixo e por cima, sendo um dos destaques do Paulistão em interceptações e cortes por jogo. Atua pelo lado esquerdo da zaga.

Léo Rigo (Ituano) - Jovem zagueiro, atua pelo lado esquerdo. Não é titular absoluto do Ituano, não tem muita sequência na carreira. Porém, quando joga, obtém desempenho interessante. Joga também pela lateral esquerda, aproveitamento espetacular de 85% nas disputas de bola pelo alto e tem bom aproveitamento também pelo chão, com 67%.

João Victor (Inter de Limeira) - Jovem zagueiro da base do Corinthians que vem fazendo um bom Paulista pela Inter. Forte no jogo aéreo, também tem bom aproveitamento nas disputas de bola pelo chão. Zagueiro seguro que também arrisca lançamentos, tem boa saída de bola.

Volantes

Como já temos cinco volantes, poucas brechas aparecem para a função. Tem o primeiro volante que é aquele de contenção e o segundo volante que é o jogador de saída de bola, maior participação ofensiva, etc. Bom, temos quatro volantes de "construção" ou articulação, e apenas um de contenção. Claro que os cinco podem jogar na função, mas é bom ter aquele jogador que joga exclusivamente na contenção. Tanto que as dez opções a seguir são apenas de jogadores que atuam com a camisa 5.

Luís Oyama (Mirassol) - Faz um Paulista espetacular, dizem até que ele é o melhor da posição no campeonato. Se viesse pra cá seria titular, joga muita bola. Tem qualidade no passe, marca muito bem, aproveitamento excelente no um contra um. Faz bons lançamentos também. Bom jogador e jovem.

Pablo Oliveira (Ferroviária) - Fez uma Série B muito boa em 2019 pelo Botafogo/SP. Intenso na marcação, participativo no jogo com média de 60 toques na bola durante a partida. Aproveitamento incrível de 89% nos passes, perfeição nos lançamentos e invertidas. Ainda por cima tinha um aproveitamento muito bom no jogo aéreo de 71%. Versátil, driblando o adversário com facilidade e auxiliando na troca de passes e transição. Seria titular absoluto aqui, o volante que faltava. Não faz um bom Paulista em 2020, o que é ótimo para irmos atrás. Tem apenas 24 anos.

Willian Oliveira (Botafogo/SP) - Outro que defendeu o Botafogo/SP na última Série B. E foi muito bem. Se lesionou, o que impediu de ter sequência. Tem bom passe, bom no um contra um, é jovem e tem um histórico muito bom de atuações por Goiás, América e Guarani na carreira, além do próprio Botafogo/SP.

Nando Carandina (Santo André) - Volante mais experiente, seguro na contenção. Parecido com o Claudinei. No um contra um é muito bom, mas erra muito passe. Seria uma boa para compor o elenco ou até briga por titularidade. Tem 29 anos. 

Baralhas (Ituano) - Jovem jogador com muito bom passe, participa bem da transição e defende bem. Volante moderno. Tem apenas 21 anos. Se destaca por conta da qualidade que tem com a bola nos pés. Boas inversões e lançamentos. Participa muito do jogo, 48.9 toques na bola por partida no Paulista.


Ferreira (Botafogo/SP) - Meia jovem de bom passe, bom excelente participação defensiva. Aproveitamento muito bom em disputas de bola pelo alto e também por baixo. Sofre mais faltas do que faz. Tem 27 anos, fez quase toda a carreira no São Caetano. Tem passagem pelo Sport na Série A de 2018 onde fez alguns jogos como titular.

Geovane (Inter de Limeira) - É um excelente passador, articula bem as jogadas com passes curtos e longos, também lançamentos e boas inversões. Defensivamente tem um aproveitamento regular. Titular absoluto da Inter de Limeira nessa temporada, tem apenas 21 anos.

Matheus Neris (Inter de Limeira) - Jovem aposta de 21 anos que faz sua segunda temporada como profissional na carreira. Ano passado defendeu o Londrina na Série B onde foi titular alguns jogos. Fez base por São Paulo e Palmeiras. Faz um Campeonato Paulista bom pela Inter de Limeira. Tem bom aproveitamento defensivo em disputas de bola, rápido e que ajuda na transição puxando contra-ataques. Faz bem a cobertura.


Bonilha (Oeste) - Titular do Oeste com Thiaguinho e Lídio na última Série B. Bom passador, números regulares defensivas. Boa opção para a composição de elenco.

Dudu Vieira (Santo André) - Bom passador e bem rodado. Tem 26 anos. 2017 e 2018 foi titular na Série B. Em 2019 rodou por três clubes. Uma aposta considerável e de recomposição para o elenco.

Meias

Como já temos três jogadores que atuam pelo meio (Diego, Magno e Felipe) e ainda contam com o retorno do Longuine no segundo semestre, não vou me prolongar muito. Vou citar apenas as características dos meias citados.

Fellipe Mateus (Ferroviária) - Versátil, cai pelos lados, participa pelo meio, bom passe, intenso.

Higor Leite (Novorizontino) - Camisa 10 clássico, bom passe e articulação. 

Vitinho (Santo André) - Mais um camisa 10 clássico, de bom passe e articulação. Faz bem a construção das jogadas, boa movimentação.

Rondinelly (Santo André) - Meia versátil, bom drible, articula bem as jogadas, cai pelos lados e participa pelo meio.

Mazinho (Oeste) - Meia atacante, bom finalizador e bom articulador. Participa muito no último terço.

Luan (Água Santa) - Meia atacante de velocidade e drible, bom passe e participa bem no último terço.

Fabrício Oya (Oeste) - Meia mais cadenciador, de bom passe e construção de jogadas. Bom na bola parada.

Danielzinho (Novorizontino) - Versátil, bom passe, articulador. Participa bem no último terço e cria muitas chances através do passe.

Léo Arthur (Ferroviária) - Mais intenso, passador, articulador e construtor de jogadas. Cai pelos lados e também pelo meio, versátil.

Murilo Rangel (Inter de Limeira) - Articulador, camisa 10 clássico. Construtor de jogadas, dá muitas assistências, participa bem no último terço.

Pontas

Precisamos de titulares, do tipo absolutos. Mas que tenham características distintas, onde um lado é o da habilidade, da velocidade, da técnica, o outro é mais a cadência, a inteligência. Os dois lados tem que se combinar. Luidy e Erik fazem um bom ano e ambos tem características distintas, como as ditas anteriormente. Mas não tem aquela qualidade necessária para termos grandes goleadores nas pontas ou líderes de assistência, como foi em 2019.

Felipe Ferreira (Ferroviária) - Meia aberto, ajuda na construção pelo meio e pisa bem na área. É mais completo que o Luidy e mais habilidoso, cai bem pela direita. Seria titular.

Bruno Tubarão (RB Bragantino) - Depois da excelente Série B que fez pelo Boa Esporte em 2018, foi parar no RB Bragantino. Por lá é reserva, e tende a ficar longe da titularidade. Seria uma excelente opção de titularidade para as pontas.

Thomaz (Inter) - Jogador muito criativo, é o que mais cria chances através do passe no Paulistão. Poderia ser uma peça muito útil na Série B. É experiente, na última Série B que jogou em 2018 participou de 8 gols pelo Paysandu em 32 jogos.


Francis (Botafogo/SP) - Jogador que participa de muitos gols, seja através de assistências ou ele mesmo fazendo os gols. Na Série B de 2018 fez 7 gols em 15 partidas e se mandou pra fora do país. Nome bastante interessante e vale a pena ficar de olho.

Lucas Braga (Inter) - Jogador muito bom no um contra um, habilidoso e rápido. Por também ser lateral direito, tem essa característica de ir ao fundo e cruzar. Seria um bom nome para a Série B.

Chico (Mirassol) - Ponta habilidoso, que tem muita velocidade e auxilia na marcação. Seria um grande nome para a Série B, bom reforço para a ponta esquerda. Faz um bom Paulista pelo Mirassol.

Matheus Oliveira (Oeste) - Joga pelo meio e também pelas pontas. Jovem, versátil, habilidoso e rápido. É titular do Oeste no Paulista e não tem números excelentes, por isso não está entre as primeiras opções. Mas tem apenas 22 anos e foi titular 2 anos seguidos na Série B.

Felipe Marques (Novorizontino) - Fez uma excepcional Série B em 2019 pelo Cuiabá, e queria que tivesse vindo pra cá no início do ano. Não veio, faz um Paulista não muito bom. 
É aquele jogador do drible, do passe no último terço. Até faz gols.

Mateus Anderson (Ponte Preta) - Depois da boa Série B que fez em 2018 pelo Vila Nova, não repetiu o mesmo em 2019 pelo Cuiabá e nem pela Ponte Preta no Paulista desse ano. Mas é um jogador interessante, rápido e habilidoso que dá pra contar no elenco.

Diego Cardoso (Botafogo/SP) - Sempre fez muitos gols no Santos, seja na base ou no time de aspirantes. Ano passado foi um dos destaques do Guarani no Paulistão e na Série B. Esse ano não faz um grande Paulistão pelo Botafogo. É uma opção interessante, ponta que faz muitos gols é sempre bom estar de olho.

Centroavantes

Novamente uma posição bastante complicada. Temos um titular que provavelmente continuará sendo titular na B. O ideal seria um jogador que disputasse posição com o Léo, mas também não fosse tão caro.

Bill (Ituano) - Jogador de movimentação, que pelo meio cria boas chances. Também é um bom finalizador, não exatamente um goleador. Pra mim é o melhor nome para fazer sombra ao Léo Gamalho. Chama atenção por ter apenas quatro clubes defendidos além do Athletico Paranaense, e ter ido bem em três. São 36 gols em 84 jogos como profissional, bons números. Citei na lista do início do ano, cito novamente. Seria uma boa aposta para a Série B, vale a pena.

Thiago Ribeiro (Novorizontino) - Jogador experiente, com toda certeza aceitaria ser reserva por aqui, e seria um excelente reserva. Foi banco no Londrina em 2018 e no Bragantino em 2019, marcou 8 gols e deu 4 assistências se somarmos os dois anos. Fez apenas 22 jogos como titular, sendo 9 em 2018 e 13 em 2019.

João Paulo (Oeste) - Bom atacante. Fez uma boa Série B em 2018 pelo Criciúma, em 2019 esteve na Série A. Caberia perfeitamente por aqui, sendo um jogador que entraria com frequência e poderia até ser titular. Fez 4 gols e deu 3 assistências em 13 jogos como titular no Criciúma em 2018, é uma boa.

Wellington (Botafogo/SP) - Não faz um bom Paulista, porém sua citação aqui vai mais em conta seus últimos anos no futebol asiático. Cinco anos atuando no Japão, onde marcou 54 gols em 149 jogos, boa média. Seria uma boa opção para o banco.

Safira (Ponte Preta) - Atacante que até consideravelmente dá pra ser um reserva muito útil. Claro que é complicado você ter um centroavante reserva que só entra no desespero como era o Cariús. Precisando de bola na área e ter o Safira é complicado. Porém, jogador versátil e muito útil no ataque. Atua também pelos lados. É um atacante de muita movimentação.

Jenison (Novorizontino) - Seria um bom reserva. No Paraná perdia muito gol, foi titular absoluto lá. Claro que não vem pra cá pra ser reserva, mas cito mais por ser exatamente isso. Foram 31 jogos feitos, 9 gols marcados e 5 assistências. Bons números, foi a grande temporada de sua carreira.

Henan (Ferroviária) - Depois de 2017 caiu muito de produção. Marcou apenas 18 gols de 2018 pra cá em 76 jogos. Por cair de produção, acaba sendo uma opção considerável pro banco de reservas, já que muitos clubes não o procurarão para ser titular. Centroavante nato, vive má fase. Mas como reserva pode ser muito útil. Tem um chute forte e é bom no jogo aéreo.

Brenner (São Paulo) - Jogava muito na base do São Paulo. De 2015 a 2018 chegou a marcar 60 gols em 58 jogos pela base. Destaque para 2017, marcando 34 gols em 14 partidas. Só que no profissional no próprio São Paulo e no Fluminense, foram apenas 20 jogos e 2 gols marcados. Seria uma excelente opção para a Série B, e poderia até ser titular caso mostrasse empenho.

Rafael Silva (Mirassol) - Jovem jogador que surgiu bem na Luverdense, no Paulista desse ano fez 2 gols e deu 3 assistências. Tem boa estatura, reserva perfeito. Se movimenta bem e é um bom finalizador. 

Matheus Peixoto (RB Bragantino) - Seria mais uma opção para titularidade, mas vale a pena ficar de olho. Com uma boa proposta e ninguém atrás dele, poderia vim. Ninguém sabe se o Léo vai aguentar jogar a Série B toda e se vai render bem. Matheus é um jogador de características parecidas com a do Léo Gamalho. Coloquei como última opção justamente por ser um caso diferente dos demais citados.

Quem eu traria?

Bom, uma coisa é indicar e a outra é trazer, certo? Ter precisão nas indicações é bastante difícil. Citei mais de 300 ou 400 nomes nessas listas desde 2018, poucos vieram, e a maioria deu muito certo. Os que vieram em maioria eram jogadores sem muito destaque numa Série B, outros até se destacavam em divisões inferiores. Enfim, diante desses 70 nomes citados, apenas 8 ou 10 dá pra trazer. Vou citar dois para cada, o que dá a 16 ou 20 nomes.

Goleiro: Cavichioli ou Lucas Perri. Ambos teriam potencial para buscar titularidade, mas também para compor elenco.

Lateral Direito: Jonathan ou Éder Sciola. Jogadores bem regulares e que apresentam equilíbrio ofensivamente e defensivamente. Jeferson e Ricardo também são muito bons.

Lateral Esquerdo: Paulinho ou Ernandes. Como os direitos, esses dois são bem equilibrados. São regulares ofensivamente e defensivamente. Precisamos de qualidade no ultimo terço com alguém que finalize e tenha um bom passe curto e longo muito bom.

Zagueiro: Ricardo Silva ou Andres Robles. Ambos são bons, podem jogar facilmente pela esquerda. Robles pode melhorar a saída de bola, Ricardo fortalecer ainda mais o jogo aéreo ofensivo e também acertar a cobertura e marcação.

Volante: Oyama ou Pablo. Ambos são excelentes. Oyama faz um baita Paulistão, Pablo fez uma excelente Série B pelo Botafogo. Quem viesse poderia facilmente ser titular aqui. Acertar a saída de bola, ter qualidade no passe pelo meio e uma marcação muito boa.

Meia: Não dá pra trazer nenhum no momento.

Pontas: Ferreira e Chico. Ambos poderiam ser titulares. Ferreira bem mais. Mas no caso do Chico, creio que tenham nomes melhores na Série A que atuem melhor que ele pela ponta esquerda. Mas também seria muito bom vê-lo voltando e ser titular ali pela esquerda.

Centroavante: Bill ou Thiago Ribeiro. Um é uma boa aposta e pode até ser titular, o outro é um reserva experiente e que pode ser decisivo.

Comentários