Preço baixo dos ingressos pode ajudar mais do que sabemos

Há sempre o questionamento da importância da torcida no CRB. Muitos entendem que o apoio do torcedor é fundamental para o rendimento da equipe, enquanto a diretoria parece entender que afastando o torcedor vai facilitar para os jogadores não sentirem pressão nos jogos. Bom, o que é completamente inválido. A torcida é o diferencial do CRB quando o estádio está com um público bom, o problema é o rendimento da equipe não refletir o que a torcida faz nas arquibancadas.


O torcedor do CRB é diferente dos demais. Sempre há algo para reclamar. E convenhamos, as promoções que a diretoria faz não são boas. Tem jogo que coloca o mesmo preço de ingresso para a alta e baixa, o que é errado. R$ 5,00 na baixa já é uma garantia de vender praticamente quase 3 mil ingressos. 
Diante disto, vamos enumerar algumas coisas aqui que certamente dão importância a essa relação de torcedor e equipe.

Familiarização

No futebol atual, é importante o clube criar laços com o jovem torcedor que ainda está começando a entender o futebol. Sabemos que nessa época de globalização o brasileiro começa a não só prestigiar equipes de fora de sua cidade, mas também equipes de outros países. 
Há várias coisas que podem atrair um fã de futebol. E o prestígio por equipes bem mais remuneradas acaba acontecendo por elas terem uma maior qualidade técnica, onde é bem mais atrativo assistir o jogo, além do nível da competição e dos jogadores que atuam na equipe. É mais fácil um jovem se encantar hoje assistindo o Liverpool em uma Premier League do que ir para um jogo com 2 mil pessoas contra um Murici.


Por isso o clube precisa atrair esse torcedor. Muitos criam laços com o clube por conta da vivência no dia a dia com a equipe. Estádio lotado faz com que todo jogo tenha um clima espetacular na arquibancada. E ir ao estádio frequentemente faz com que aconteça uma familiarização entre clube o clube e o indivíduo, que por acabar indo frequentemente aos jogos vai criar laços com o clube.
E isto é importante, pois não é só a concorrência do futebol europeu, mas também do futebol local. Onde um rival joga uma competição de maior prestígio contra adversários mais fortes e está sempre tendo bons públicos no estádio. Isto irá atrair mais o torcedor. E o clube acaba perdendo prestígio, renda e público. Além de que, o torcedor entenderia o tamanho e a força do seu clube. Coisa que por muitas vezes "salvou" o Santa Cruz na Série D, e o nosso próprio rival.

Prestígio

Podem até criticar os preços populares, mas é evidente que um estádio lotado faz toda a diferença para um patrocinador buscar um clube. Qual o sentido de patrocinar o Boa Esporte se a média de público do clube não passa de mil pagantes? Qual o sentido de patrocinar um clube que não vende camisas e que consequentemente não vende ingressos? Não há lógica nisto. O CRB está buscando um patrocinador master há 6 meses, e ainda não encontrou. Imagine que o Galo tivesse uma média de 10 mil torcedores por jogo na Série B, o patrocinador entenderia que o produto está sendo prestigiado, e que o clube está tendo retorno financeiro. Pessoas estão consumindo o produto.
Há um retorno para o marketing, que terá um alcance maior de pessoas, e o produto do patrocinador também estará tendo um alcance maior, onde mais pessoas saberão que patrocinador x está com o clube.

Retorno financeiro

De fato, parece que se o clube vende 10 mil ingressos a R$ 10, ganhará R$ 100 mil com renda. Mas muita gente se engana com essa coisa de que se deixar a R$ 30 e tiver 3 a 4 mil torcedores ganhará algo em torno de R$ 120 mil. De fato, irá ganhar. Mas qual a probabilidade desse público repetir sempre? E hoje no CRB é evidente que o clube não vende mais do que 2 mil ingressos por jogo.
Precisa-se haver uma adequação no preço dos ingressos. Promoções, que fazem com que o torcedor esteja com o clube. Essa história de que acaba com o sócio-torcedor, nada tem a ver. O sócio vai continuar com o clube, e até poderia diminuir o preço. O fato é que somos de um estado pobre e que nenhum clube daqui bota 50 mil fácil em um jogo.


Um jogo de R$ 10,00 é mais propício de lotar. Claro, se estiver bem no fim do campeonato, pode aumentar o preço, já que a procura por ingressos será maior.
Em 2017 enfrentamos o ABC no Rei Pelé brigando para não cair, com ingressos a R$ 10 nas arquibancadas, e vendeu 7.383 ingressos. Recebendo R$ 73.830,00. Contra o América/MG neste ano brigando por G4, com ingressos a R$ 20 e R$ 30, o CRB vendeu 1.758 ingressos. Recebendo R$ 47.700. Bom, fica evidente que o clube ganha mais com ingressos a preço popular. Mas é claro que não é só diminuir os preços, tem que saber chamar o torcedor.
Veja, a arquibancada baixa pode receber até 2.500 torcedores. Podia muito bem vender ingressos a R$ 5,00 em alguns jogos. E na arquibancada alta, R$ 10,00. Não é o que o torcedor quer para ir? Então faça. Dá lucro? Dá.
Em conta, se vender 5 mil ingressos na alta, recebe R$ 50 mil. Se vende 2 mil ingressos na baixa, recebe R$ 10 mil. Muito mais do que ganha atualmente, e ainda ganha o prestígio e apoio do torcedor. Melhor do que vender 1.758 ingressos e ganhar só R$ 47 mil.

Jogador nº 12

Há momentos do campeonato que todo apoio é fundamental. Nos últimos dois anos, o CRB teve um aproveitamento de 57% como mandante na Série B. Mas se pegarmos os jogos com público superior a 7 mil pessoas, que é praticamente 50% da capacidade permitida do estádio, o aproveitamento do Galo sobe para 66.67%. Foram 11 jogos, 6 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota.


Ou seja, quando a torcida comparece em bom número, o Galo tem uma melhora gradativa em seu desempenho. Vejamos a média de 66.67%, ela corresponde a 38 pontos de 57 disputados, se fizermos a projeção dos 19 jogos do Galo na B com essa média. O CRB faria 38 pontos como mandante, algo em torno de 11 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Bom, a nossa melhor campanha como mandante foi em 2015 com 42 pontos conquistados.
Com estes números, fica evidente que a presença do torcedor faz toda a diferença. E se o Galo conseguir roubar alguns pontos fora, vencer os pequenos, empatar com os médios, perder para os grandes longe de Maceió, e em casa fazer valer a pena com a presença forte do torcedor, dá pra subir.
Além de que, a presença da torcida dá um ânimo aos jogadores, pressiona o adversário, e faz com que a torcida acabe se tornando responsável pelo que o time vai fazer em campo. Ela fazendo sua parte, o time vai se empolgar e ir pra cima do adversário no ritmo do torcedor.

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