Série B vem aí: o que o mercado tem a nos oferecer?

Com a eliminação do CRB para o Santa Cruz, as carências do elenco ficaram muito mais evidentes. Se antes do fatídico jogo precisávamos de algumas peças em determinadas posições, agora parece que precisamos muito mais do que antes.
Precisamos de nove a dez jogadores, de quase todas as posições. Algumas são com urgência, outras para formar o elenco.
O atual elenco tem boas peças, muitas são bem utilizáveis, nos resta aguardar a direção acertar nas contratações pontuais. Mas bom, vamos a lista.



Goleiros

Edson Mardden foi suficientemente bem no primeiro semestre, que se encerrou no 0 a 0 contra o Botafogo/PB no Rei Pelé. Porém, a diretoria já deveria ter trazido outro goleiro e até outros reforços para os outros jogos que o sucederam. O segundo semestre ou a transição para o mesmo começou na terça-feira passada contra o Bahia no Rei Pelé, e não tínhamos jogadores para fazer a diferença. Bom, aqui há alguns que podem ser titulares nos dando uma segurança enorme.

Marcelo Rangel (Goiás) - O Goiás tem quatro goleiros, Rangel se machucou no ano passado e perdeu a titularidade para o goleiro Márcio. Excelente nome, nos últimos anos se destacou na Série B por Londrina e Goiás, pegador de pênaltis nato. Por mim, seria a primeira opção para o gol, pois tem muita qualidade e características fortes.

Marcos (Goiás) - Com a lesão de Marcelo Rangel no ano passado, Márcio assumiu a titularidade do clube e foi titular na campanha do acesso. Na atual temporada estava como reserva do Sidão, fez apenas um jogo. Com a ida do goleiro Tadeu para o clube, talvez Rangel ou Marcos percam espaço e acabem sendo emprestados.

Mateus Pasinato (São Bento) - Bom goleiro, de apenas 26 anos e que foi mais do que titular absoluto na temporada de 2018 no Vila Nova, na campanha de quase acesso do clube. Não sofreu gol em 12 dos 29 jogos que disputou, o Vila teve a quinta melhor defesa da B, Pasinato fez excelentes partidas. Podemos dizer que foi crucial em 15 partidas onde o Vila conseguiu empate ou vitória, ou até evitou a equipe levar mais gols do que levou no jogo. Mais uma boa opção, já que estava como terceiro goleiro do São Bento no Campeonato Paulista.

Elias (Chapecoense) - Goleiro jovem de 23 anos que se destacou no Juventude em 2016. Nos últimos dois anos passou por Vitória e Chapecoense, mas sem muito brilho. Pode ser uma boa opção, é reserva e possivelmente será o terceiro goleiro da Chape na Série A.

Laterais

Basicamente, o CRB precisa ir ao mercado para buscar somente um lateral esquerdo. Não precisamos de mais nenhum lateral direito até o momento. Há algumas opções, teoricamente fáceis por sinal. 

Paulinho (Novorizontino) - Terminou a Série B como titular pelo CRB. Experiente lateral de 34 anos, com muita qualidade. Se torna uma opção mais viável, visto que não recebe nenhum salário fora do comum. É muito útil, e pode disputar posição com Igor e como os defensores são propícios a tomarem vários cartões amarelos nos campeonatos, pode tapar bem o buraco ou até ir além do esperado.

Tsunami (Boa Esporte) - Lateral mais ofensivo, tem excelentes números pelo Boa Esporte no Mineiro. É um dos destaques da equipe, foram 3 gols e 2 assistências no estadual. É uma opção que valoriza o padrão de contratações do CRB para a temporada. Jogador jovem (23 anos), com destaque em clubes de divisão inferior e que pode evoluir. Talvez algum clube mineiro como o América possa ir atrás dele, se for o caso já nos passa próxima opção.

Sávio (América/MG) - Como disse anteriormente, caso o América for atrás do Tsunami, surge a opção do lateral Sávio ser negociado. Sávio foi titular no segundo turno da Série B do ano passado pelo Londrina, onde jogou muito bem. Na mesma temporada já havia se destacado pelo Ferroviário na Série D. É um pouco mais defensivo, mas consegue atacar bem os espaços.

Arthur Henrique (Ferroviária) - Lateral de 24 anos que conseguiu se destacar pelo lado esquerdo da defesa da Ferroviária. É regular, eficiente, não leva muitos dribles e defende muito bem, além de ir ao ataque com perigo e como elemento surpresa. Pode ser uma opção para compor o elenco.

Zagueiros

Nossa defesa é boa, mesmo que tenha cometido vacilos contra Bahia e Santa Cruz, mas não apaga a regularidade que teve no primeiro semestre. Precisamos de uma ou duas peças no máximo, pra dar competitividade ao setor. Everton Sena seria de cara a primeira opção, mas seu futuro já parece certo e infelizmente não tem o CRB como rumo. Porém, ainda há outras boas opções.

Ricardo Silva (Ituano) - Um monstro defensivamente. No Campeonato Paulista teve números absurdos, e ainda não fechou com nenhuma equipe para o Brasileiro. Tem apenas 26 anos, já passou por Ceará, Atlético Paranaense e outras equipes. Boa opção para o Galo, que precisa encontrar esse quarto zagueiro, e que tenha condições de ser reserva e ao mesmo tempo titular absoluto.

Rodrigão (Ferroviária) - Jogador de destaque defensivo da Ferroviária, fez um bom Paulista. Foi formado no Atlético/MG, perdeu espaço no elenco por conta da qualidade e quantidade absurda de zagueiros que tem por lá. Passou pelo Boa Esporte na Série B do ano passado, e este ano conseguiu ser titular da equipe de Araraquara no Paulista. Tem apenas 23 anos.

Rayan (Ferroviária) - Fez dupla de zaga com Rodrigão na Ferroviária. Ano passado foi titular do Paraná na Série A, além de já ter sido titular na campanha de acesso do próprio Paraná em 2017 na Série B. É um bom jogador, já jogou com Júnior e Igor no clube paranaense em 2017 e 2018, e também no ASA em 2016. Acho que se os dois laterais do Galo ajudarem, talvez Rayan venha. Seria um excelente reforço, pelo seu histórico e pela sua regularidade recente. Tem 29 anos.

Volantes

Precisamos de boas peças de reposição, além de jogadores com capacidade de serem titular. Há boatos da saída do Ferrugem após o Alagoano, o que fará com que a diretoria busque um ou até dois jogadores que joguem como segundo volante, e se for o caso de trazer pelo menos dois desta lista, Ferrugem não faria falta alguma. Claro, ainda tem jogadores que possam disputar posição com Claudinei também.

Marcos Júnior (Bangu) - Se mostra um jogador interessante desde a Série D de 2016, quando estava no Volta Redonda. Tem bons números defensivos, e ataca muito bem, fazendo gols e dando assistências.

Léo Baiano (Mirassol) - Um dos melhores volantes do Paulista deste ano. Foi um dos que mais fez desarmes, é um bom volante de contenção. Boa opção para disputar a vaga com Claudinei. Léo tem apenas 27 anos, também joga como zagueiro.


Serrato (Ituano) - Jogador jovem de muita qualidade, e que pode facilmente ser titular na equipe. Foi um dos melhores jogadores do Paulista, joga até como meia se for preciso. Pode se tornar uma opção, caso o Ferrugem saia do clube.

Matheus Sales (Novorizontino) - Mais um jogador que pode substituir o Ferrugem. Tem muita qualidade e é jovem. Atua como segundo volante, chega bem ao ataque, consegue cadenciar o jogo e dar ritmo a equipe.

Baralhas (Ituano) - Opção para o treinador Chamusca para substituir Claudinei. É volante de contenção, e muito jovem, tem apenas 20 anos. Fez um ótimo Paulista pelo Ituano e conseguiu ter destaque. Assim como Léo Baiano, foi um dos que mais teve bons números defensivos entre os volantes. Bons números de desarmes, cortes e interceptações.

Meias

Felipe Menezes faz uma boa temporada, surpreendendo a todos. Mas mesmo assim é necessário ter alguém que dispute posição com ele, que esteja apto a ser reserva, mas ao mesmo tempo capaz de ser titular de forma intocável. Há três jogadores que podem fazer isso, e eu os citarei aqui.

Rafael Gava (Caxias) - Excelente meia, de muita qualidade. Se destacou nos últimos anos pelo Londrina, depois foi para o Caxias e também conseguiu jogar com muita intensidade e qualidade. No ano passado defendeu o Brasil de Pelotas na B, atua como segundo volante e como camisa 10. Seria um bom reforço, tem qualidade e técnica. Acho que dos meias que citarei aqui, seria o meu favorito. Lembra um pouco o Jean Carlos do Mirassol jogando, mas sem estar em má fase ou com preguiça. Tem apenas 25 anos.


Vitinho (São Caetano) - Camisa 10 do São Caetano no Paulista, foi revelado pelo Palmeiras e já passou até pelo Barcelona. Não preciso dizer mais nada, além de ter feito um Paulista muito bom pelo São Caetano, o CRB seria uma excelente oportunidade de mostrar seu futebol. Precisa de sequência em uma competição forte, é muito habilidoso e tem muita técnica. Foi um dos jogadores que mais acertou dribles no Paulista, 22 no total.

Jean Carlos (Mirassol) - É aquela coisa, conhecemos o Jean Carlos desde sua passagem pelo Vila Nova em 2016. Mas desde então, não tem mostrado muita coisa em suas passagens por São Paulo, Goiás e outros. Tem qualidade, mas parece ter preguiça. Joga quando quer, é a última opção possível. Só o cito pela questão de ter qualidade e ser novo, ainda pode surpreender. Tem 27 anos.

Pontas

Atualmente apenas William Barbio consegue desempenhar bem seu papel entre os pontas. Porém, Barbio atuando como falso nove atua muito melhor. Trazer outros jogadores para nos reforçar nesse setor do campo será muito importante, nos últimos três anos dependemos muito desses jogadores, como Luidy, Chico, Iago e Willians Santana. Então acertar bem a vinda desses jogadores acaba nos dando a possibilidade de brigar pelo acesso.

Iago (Bahia) - Já sabemos do potencial e da qualidade de Iago. Ano passado jogou aqui, e se destacou, indo para o Bahia. Mas por lá, não conseguiu se encaixar e acabou ficando afastado no elenco. Pode ser que seja emprestado, e o CRB precisa aparecer como o primeiro interessado na vasta lista que pode surgir. Se vier, titular absoluto com os pés nas costas. Mas espero que mantenha pelo menos o que fez por aqui no ano passado.

Morato (Ituano) - Com Martinelli, foi um dos destaques da excelente campanha do Ituano no Campeonato Paulista. Fez 6 gols na competição. Tem 26 anos, nos últimos anos defendeu Sport e São Paulo, além do próprio Ituano. Boa opção para o time titular.

Nathan (Joinville) - É um dos artilheiros do Campeonato Catarinense deste ano. Mesmo sendo ponta esquerda, é um goleador. Jogador de muita habilidade e também de muita velocidade. Foi revelado pelo Internacional, e sua vinda para o CRB poderia ser através de uma troca, já que temos jogadores que não nos servem no elenco e emprestar alguns para o Joinville que irá disputar a Série D, nos dará a oportunidade de trazer Nathan por empréstimo. Tem apenas 25 anos.

Marcinho (Fortaleza) - É reserva do Fortaleza na atual temporada, fez apenas 9 jogos. Destes 9 jogos, apenas 2 como titular. Marcinho tem apenas 23 anos, na Série B do ano passado foi titular do Fortaleza, marcou 3 gols e deu 3 assistências. Não tenho dúvidas que seria uma excelente contratação, então é bom ficar esperto se o Fortaleza for lhe emprestar.

Vitor Feijão (Ceará) - Se destacou no Criciúma na Série B do ano passado, foram 27 jogos e 6 gols marcados. É baixinho e habilidoso, não ajuda muito na marcação, mas compensa bastante no ataque. Na atual temporada é reserva do Ceará, e com a vinda do Brasileiro, vai perder mais espaço ainda. Tem apenas 22 anos.

Murilo (Novorizontino) - Todo ano no Paulista ele joga bem. Bom, é um exagero, jogou o Paulista só duas vezes, mas mesmo assim jogou muito bem. Na Série B não teve muita sorte na Ponte Preta, foi revelado pelo Goiás. Tem 24 anos, é um jogador rápido e habilidoso, pode ser uma boa opção e bem agradável.


Kaio Cristian (Boa Esporte) - Jovem aposta, tem apenas 20 anos e fez um excelente Campeonato Mineiro pelo Boa Esporte, foi até camisa 10 da equipe. Marcou 2 gols e deu 3 assistências em 14 jogos. Como o Boa Esporte jogará a Série C este ano, não seria problema o jogador sair do clube para uma equipe da Série B. É uma boa aposta, mas não deve vim como solução, isso atrapalharia sua passagem por aqui.

Clayton (Botafogo/PB) - Vem se destacando no Belo desde o ano passado. Tem 27 anos, é um ponta muito habilidoso, tem velocidade e ainda participa de muitos gols, seja fazendo gols ou dando assistências. Seria uma boa opção para o momento, mas sua multa rescisória impede a investida da diretoria do Galo, que sempre deu a entender que não tem condições de tirar jogador de nenhum clube pagando. Mas bom, mesmo assim o jogador fica como uma boa opção para o Galo, até para o segundo turno, quando a Série C termina.

Centroavantes

Nossa maior carência, e isto vem desde a Série B de 2018. Precisamos de um "homem gol", mas que também saiba fazer outros jogadores de ataque a fazerem gols. Precisa marcar pelo menos uma vez a cada dois jogos (0,5 por jogo), mas também precisa facilitar a vida dos outros jogadores do ataque, dando assistências, fazendo o pivô, criando perigo.

Fernando Karanga (Nacional/SP) - Bom centroavante, tem 27 anos. É estranho saber que não está jogando, pertence ao Nacional/SP por empréstimo até o fim de Junho. Não há muita informação sobre seu estado atual, mas seu histórico recente é mais do que excelente. Na Bulgária, foi vice-artilheiro da Liga com 24 gols em 27 jogos, além de contribuir com 8 assistências. Ou seja, 32 participações em gols em 27 jogos. Na China, reforçou o Henan Jianye para a última temporada. Fez 8 jogos, marcou 5 gols e deu 1 assistência. Seu rendimento é muito bom, é um jogador forte e que articula bem as jogadas no ataque.

Bruno Moraes (Botafogo/SP) - Jogador experiente de 30 anos que em sua carreira não jogou muito a Série B. Na segundona, apenas em 2015 e 2018. Na primeira passagem, foram 15 jogos e 9 gols. Já na segunda, bem mais fraca, foram 2 gols em 20 jogos. É um bom atacante, tem uma boa média de gols nos últimos 4 ou 5 anos. Tem qualidade, não é aquele centroavante paradão, tem técnica e pode facilitar a vida dos pontas e meias que chegam no ataque para finalizar e marcar gols.

Bruno Mezenga (São Caetano) - Mezenga tem 30 anos, estava fora do país desde 2010. Voltou neste ano para jogar o Paulista pelo São Caetano, e em 9 jogos participou de 4 gols. É um atacante flexível, joga em qualquer lado do ataque, mas a preferência é que seja centroavante. Desde 2011 estava na Turquia, mas sua primeira passagem por lá foi em 2009. Na segunda divisão Turca, era rei. Foram 45 gols e 12 assistências em 95 jogos. Já na primeira divisão, bem mais difícil (ou menos fácil) foram 21 gols e 5 assistências em 124 jogos. Pra mim, é a terceira opção entre os centroavantes, é um bom jogador, mas os outros dois são melhores.

Comentários