Pré-Clássico: confira números e curiosidades

Neste domingo (10), o Galo irá enfrentar seu rival pela primeira vez em 2019. O confronto é realizado desde 1916, são mais de 100 anos de disputa entre os dois maiores campeões do estado. Com o tempo, números e dados do clássico sempre foram difíceis de serem exatos, e coube aos historiadores apresentarem números oficiais da disputa.
Há um que é considerado o oficial, e vamos falar sobre ele.



Ao longo da história, CRB enfrentou seu rival 498 vezes, o derrotando em 180 oportunidades. Em 166 jogos, o resultado permaneceu no empate. E em apenas 152 jogos, o Galo saiu derrotado. Uma diferença enorme de 28 vitórias a mais para o Glorioso, que é dominante no clássico. O último clássico foi em 2018, no Brasileirão. As duas equipes empataram por 0 a 0 na 29ª rodada da Série B.

Goleadas

O repertório de goleadas é amplo a nosso favor. Das 10 maiores goleadas do clássico, o CRB é dono de seis delas. Vale a pena salientar que quatro goleadas que o rival nos aplicou foram em jogos amistosos, sem a devida importância de um jogo oficial. A grande primeira goleada dos clássicos foi em 1932, quando o rival venceu o Galo por 6 a 2 em um amistoso. A maior goleada do rival sobre o CRB em jogos oficiais foi um 4 a 1 em 1994, que se repetiu em 2016.





A maior goleada do clássico foi em 1939, no Campeonato Alagoano, o CRB enfrentou seu rival no Estádio Severiano Gomes Filho e aplicou a maior vitória do clube sobre seu rival, o fatídico e memorável 6 a 0, conhecido como Jogo da Sofia. O Galo ainda aplicou outras goleadas com diferença no placar superior ou igual a 3 gols. Tivemos treze goleadas com placares superiores ou igual a 3 gols de diferença (lembrando que não foram contados placares como 3 a 0, por exemplo), o Galo venceu o rival em 7 oportunidades com placares elásticos, sendo 5 em jogos oficiais. Já o rival, foram 6 jogos com placares elásticos, mas somente 2 foram em jogos oficiais.

Números oficiais


Ao longo da história, CRB enfrentou seu rival 498 vezes, o derrotando em 180 oportunidades. Em 166 jogos, o resultado permaneceu no empate. E em apenas 152 jogos, o Galo saiu derrotado. Uma diferença enorme de 28 vitórias a mais para o Glorioso, que é dominante no clássico. 



O último clássico foi em 2018, no Brasileirão. As duas equipes empataram por 0 a 0 na 29ª rodada da Série B.
Em finais, as equipes se enfrentaram 22 vezes, com o Galo sendo campeão em 12, e o rival vencendo em 10 oportunidades.

Atual temporada

As equipes ainda estão no começo da temporada. O Galo percorre um caminho perigoso, onde precisa misturar continuação de trabalho com elenco novo. Mas as coisas estão indo bem, a equipe encara uma sequência invicta de 6 jogos. Foram três vitórias e três empates, sendo no Campeonato Alagoano e Copa do Nordeste, respectivamente.
Já o rival, encara um caminho ainda mais perigoso. Não faz uma temporada tão agradável, fez 7 jogos, venceu 3, empatou 2 e perdeu 2. Foi eliminado precocemente da Copa do Brasil, e perdeu para o Dimensão Saúde no Campeonato Alagoano, além de não fazer boas partidas contra adversários mais fáceis, tendo em vista que o investimento para o primeiro semestre foi muito alto e ainda precisarão montar um time mais forte para o Brasileiro.

Comentários