Erasmo Damiani será o novo diretor de futebol

Em meio a mudanças no clube, nesta quarta-feira (05) foi anunciado o nome de Erasmo Damiani como o novo diretor de futebol do CRB para a próxima temporada. Damiani é experiente, tem trabalhos recentes na base do Palmeiras e como coordenador técnico da Seleção Brasileira Sub-20. Seu último trabalho foi como diretor de futebol do Vitória, mas por desavenças com o presidente, foi demitido em Maio deste ano após a derrota por 3 a 0 contra o Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste.
Damiani também trabalhou no Figueirense, ajudando o clube catarinense a conquistar o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008, a única conquista do clube na competição.


Me surpreende a contratação, já que é um profissional que valoriza bastante a base. No CRB, era necessário que surgisse algum nome que pudesse dar esse valor aos garotos. Vale a pena lembrar que nos últimos anos o Galo tem fornecido jogadores à Avaí, Atlético/PR, Atlético/MG, Fluminense, Cruzeiro e Grêmio, mas não consegue aproveitar estes em casa. As campanhas na Copa São Paulo são fracas, e é difícil ver alguém da base se destacar no profissional.
No Galo, o novo diretor de futebol poderá fazer um trabalho interessante, visando contratações de jogadores mais jovens. Diminuir a média de idade do elenco, subir jogadores da base para o profissional, e ajudar a potencializar as habilidades dos atletas.

Erasmo Damiani sobre trabalho com a base

"O treinador do profissional vive de resultado. Então, você acha que ele vai olhar para um menino da base para lançar na equipe principal? Correr o risco de perder três seguidas com este atleta recém-promovido? Então, ele prefere trazer o jogador já conhecido e rodado, acreditando que este não vai tremer na pressão. Na Europa, por exemplo, o jovem é feito para jogar no próprio clube. Lá, o garoto começa no infantil sabendo que vai chegar ao profissional. Aqui no Brasil, os jogadores são formados para serem vendidos", compara Damiani, em entrevista exclusiva à Universidade do Futebol.

Universidade do Futebol – Como você se atualiza em relação às novas demandas do futebol?
Erasmo Damiani –  Então, quando eu entrei no Figueirense, eu já tinha esse conhecimento de gestão. Mas, é claro, você tem de estar todo dia aprendendo no futebol. E, para isso, acho que o principal é a sua rede de contatos, para você ver o que está sendo feito em outros clubes, e não ter medo de copiar as coisas boas.
No futebol, tem muita vaidade, e algumas ciumeiras, que têm de ser quebradas. Existe muito o ‘eu’ e não ‘nós’. Para que eu tenha sucesso aqui no Palmeiras, eu vou precisar de todos os meus funcionários que estejam comigo. Só assim, o clube será maior, vai revelar mais jogadores, conquistar títulos, enfim.
Para ler mais comentários do nosso novo diretor de futebol em entrevista à Universidade do Futebol em 2013 quando ainda era Coordenador de Base do Palmeiras, clique aqui.
Novo perfil para o CRB
Mais cedo fiz uma matéria falando sobre alguns nomes que o clube poderia aproveitar. Estes jogadores que citei, todos com 25 anos ou menos, seriam opções viáveis para o clube contratar para a próxima temporada. Isso é uma forma de rejuvenescer o elenco, trazer mais vigor físico e, claro, juventude. Creio que o novo diretor de futebol trabalhe neste perfil, com contratações de jovens jogadores, como fez no Vitória nesta temporada, onde buscou contratar jogadores mais novos para o time principal. Para conferir a matéria, basta clicar aqui.

Comentários