Jogador da base vai para clube da Série A: o que eles veem e nós não?

Novamente outro jogador da base do Galo. Nos últimos anos a saída de jogadores da nossa base para outros clubes vem se tornando um fato corriqueiro, o que não é algo anormal, porém estas saídas só provam do quanto o clube segue no amadorismo, seja por não aproveitar os próprios jogadores que tem na base, e também por não saber negociar da forma certa, além de não trabalhar a evolução destes.
Clubes de menor expressão no cenário nacional, mas com bom investimento na base acabam ganhando com transferências, e para estes clubes, essa fonte de renda se torna ainda mais essencial. No sul do país, especificamente em Santa Catarina, clubes como Avaí, Figueirense e Criciúma sabem muito bem lidar com jogadores novos. No centro-oeste, o Goiás se destaca ainda mais. E por aqui no Nordeste, o clube exemplo é o Vitória.


Rafael Matheus Costa, de 17 anos, estava no CRB há quase dois anos. Natural da Bahia, o zagueiro chegou no Galo após ter passagem pelo sub-20 do Votuporanguense quando tinha apenas 15 anos. O defensor acertou com o Grêmio em definitivo, rescindiu com o CRB antes de acertar com o clube gaúcho. Só nos resta torcer pelo garoto.
No Campeonato Alagoano Sub-20 deste ano, Rafael jogou nove partidas pelo Galo e marcou um gol. Fez parte da equipe vice-campeã do torneio. Pela equipe profissional não disputou nenhum jogo, porém esteve relacionado em seis partidas este ano, ficando no banco de reservas em todas.
Não é algo fora da curva ou incomum estas saídas dos atletas da base do Galo para equipes do sul. Nos últimos anos isso vem acontecendo com frequência, o que nos decepciona é que boa parte destes jogadores não receberam oportunidade no elenco profissional, mesmo a diretoria sabendo dos erros do passado onde atletas como Firmino e Willian José saíram cedo sem receber oportunidades, mas claro, havia uma incerteza do potencial destes, mas os jogadores que saíram do Galo recentemente mostram que tem potencial na própria base, tanto que foram contratados por grandes equipes do futebol nacional. Vejam abaixo alguns jogadores que saíram da base do Galo para integrar outras equipes da primeira divisão do ano passado pra cá:



Dudu

Uma das principais promessas da base nos últimos dois anos. O jovem Dudu de 19 anos mostrou muita habilidade e faro de gol no tempo em que ficou na base. Recebeu chance no profissional este ano, jogou quatro partidas e foi relacionado para outras quatro.
No CRB foi artilheiro do Campeonato Alagoano sub-17 de 2016, onde marcou 14 gols. No Atlético Paranaense, disputou apenas uma partida pelo Estadual Sub-19, onde saiu da reserva e marcou um gol. Está no clube paranaense por empréstimo, deve voltar em 2019.

Gabriel

O volante de 19 anos era titular absoluto na base do clube. No profissional jogou duas partidas, e junto com Dudu foi emprestado para o Atlético/PR. Na equipe paranaense, Gabriel fez apenas dois jogos no Sub-17, sendo os dois como reserva entrando no decorrer da partida. Deve voltar para o Galo em 2019.

Jonata

O centroavante de 20 anos é um dos mais conhecidos entre os jogadores que saíram da nossa base. Foi vendido para o Estoril por R$ 600 mil, sendo assim a segunda maior transferência do nos últimos anos entre jogadores que saíram da base. Jogou nove partidas pelo profissional e marcou um gol. 
Se destacou jogando na base do Cruzeiro em um empréstimo do Galo para a equipe mineira. Por lá, foi vice-artilheiro do Brasileiro Sub-20, sendo um dos principais jogadores da Raposa na conquista do campeonato. Hoje defende o Estoril no Campeonato Português Sub-23, uma espécie de Campeonato de Aspirantes, como ocorre por aqui no país. Por lá é o vice-artilheiro do Campeonato com 3 gols.

Pedrinho

Pedrinho tem 18 anos, chegou no Atlético Mineiro neste ano. Estava se destacando na base do clube mineiro, porém foi parado com uma lesão, e a expectativa de retorno é para novembro. No Campeonato Mineiro sub-20 fez bons jogos, deu duas assistências, usou até a camisa 10. É um meia bem interessante. No CRB era o camisa 10, era titular da equipe no Campeonato Alagoano Sub-20 de 2017.
De acordo com a imprensa mineira, o jogador não havia renovado com o clube alagoano e foi para o Atlético Mineiro em definitivo.

Atletas que poderiam ajudar no profissional

É fato que estes jogadores poderiam receber oportunidades no elenco principal. O Campeonato Alagoano possibilita isso, e foi no estadual que Emaxwell e Luidy receberam oportunidades e acabaram ganhando destaque no elenco principal. O primeiro foi em 2015, se destacou após gols contra CEO e ASA. No restante da temporada fez outros 6 gols, somando 8 ao todo. O segundo foi em 2016, teve um destaque maior, marcou 9 gols na temporada e no fim do ano foi vendido para o Corinthians.
Estes dois exemplos poderiam se aplicar novamente já no próximo ano. Outro jogador da base que se destacou foi Renan, que até recebeu oportunidade no profissional e foi muito bem como zagueiro. Poderia ser utilizado ao lado de Rafael na defesa, Gabriel poderia ser utilizado no meio, assim como Pedrinho. E no ataque poderíamos ter Jonata e Dudu. Seis jogadores que poderiam ajudar no elenco profissional, e o Campeonato Alagoano pode possibilitar isto. Não é um campeonato muito forte, e já ficou evidente que não é necessário montar um time forte para chegar na final, já que o nível baixou cada vez mais e a força de CRB e do rival se potencializou cada vez mais, sendo os dois sempre favoritos a chegar na final.
Mas como Jonata, Pedrinho e Rafael saíram em definitivo para Estoril, Atlético/MG e Grêmio respectivamente, não devem mais voltar a jogar pelo Galo.

Comentários