CRB e a ISO 9001 no futebol: profissionalismo, pioneirismo e planejamento

Por algum tempo em Alagoas, o CRB foi um modelo de gestão de dar inveja. A atuação direção, que ao assumir em 2011 elevou o patamar do clube, ajeitou a casa, elevou nosso poder financeiro, mas hoje permanece em uma estagnação desde 2016, e ao invés de haver uma melhora no clube, piorou de vez.
No ano de 2017 o Galo quase caiu para a Série C, e em 2018 está na zona de rebaixamento com um elenco que tem uma folha salarial superior a R$ 1 milhão, em números é o elenco mais caro da história recente do futebol alagoano.



ISO 9001

Com o atual momento, muitos torcedores pedem mudanças na gestão do clube, troca de presidente, diretor de futebol e outras coisas. Faltam avanços em várias áreas, mas nunca são procurados. Alguns clubes do Brasil obtiveram um certificado ISO 9001. Este certificado é uma norma de padronização para um determinado produto ou serviço, ou seja, esta norma faz parte do conjunto de normas designado ISO 9000 e pode ser implementada por organizações de qualquer tamanho, independentemente da sua área de atividade.
O ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.



Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade.
Esta ferramenta estratégica é usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada.
Através do ISO 9001 uma organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo. Além disso, também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.

Clubes com a ISO 9001

No Brasil, Avaí, Grêmio e Internacional implementaram a ISO. De certa forma, estes clubes são um exemplo em gestão, e isso não se nega. Os torcedores destes clubes são bem atendidos, a base é bem utilizada, e o torcedor além de ser respeitado como um apaixonado pelo clube, é respeitado como um cliente.
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Por exemplo, o Avaí tem planejamento estratégico com revisão periódica e gestores profissionais em vários departamentos, o que garante planos a médio e longo prazo. Além disso, a certificação ISO 9001/2008 (qualificação de processos e capital humano) faz com que Avaí siga à risca as recomendações internacionais de gestão e qualidade.
Isto faz com que o clube tenha um planejamento e metas para cumprir. E se não cumprir, em uma revisão anual este planejamento pode ser alterado. Por exemplo, um planejamento a longo prazo de chegar a Série A, e um a médio prazo de ganhar o Nordestão. O clube pode planejar ter determinado número de sócios, mas não só planejar, e executar com ações de marketing, opinião do torcedor, etc.

O que a ISO 9001 pode fazer no CRB

Com um amadorismo na forma de planejar, o clube pode atender as normas da ISO e segui-las. Mesmo que o clube não consiga atingir suas metas de títulos, consegue se estabilizar financeiramente e não se atracar em uma crise que o clube chegue a cair para uma Série C ou Série D por dívidas.
O planejamento estratégico do CRB poderia ser atingir um número de sócios a cada ano, mas tendo um plano para conseguir esses sócios. Oferecendo serviços diversos para o torcedor, e podendo até conseguir outras pessoas que não são torcedoras. Outras coisas que o clube poderia fazer é capacitar seus profissionais para buscar jogadores para base, e um planejamento para cada jogador contratado. Mas como seria isso? Um exemplo é de que a cada contratação, seria explicado ao jogador as metas do clube para a temporada, o que o jogador precisa fazer, sendo um exemplo de planejamento e gestão.
O clube poderia ter metas de vender três jogadores da base por ano, colocar pelo menos um jogador da base na equipe titular, etc. Um bom exemplo seria ir atrás de torcedores que não tem condições de pagar um valor alto em ingresso e apresentar planos de ingresso para estes. Além de poder melhorar o plano do sócio-torcedor, já que a ISO permite que o cliente faça sugestões e avalie o produto (sócio, clube, etc). São várias formas de projetos que podem melhorar ainda mais a qualidade da gestão do clube. Ao estabelecer metas e se planejar, é evidente que o clube estaria mais preparado para suas ações.
No CRB há uma necessidade de melhorar o planejamento do clube, e implantar a ISO pode se tornar uma realidade, o clube pode melhorar seu patamar de gestão, e acessos, tabus, títulos seriam uma consequência. 

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