Elenco de G4 no Z4

Para nós que estamos acostumados desde que nos entendemos por gente a acompanhar a Série B, sabemos que há equipes que montam um plantel experiente, que visualmente é certa a possibilidade desta equipe subir para a Série A.
Mas como já sabemos, estas equipes não conseguem corresponder as expectativas, e então acabam se perdendo até antes do campeonato começar. Isso ocorre por fatores óbvios, onde o elenco é descompromissado, sem ambição, e "as vezes" por este elenco querer o famoso "bicho" para atingir os objetivos da diretoria.


Foto: Aílton Cruz
Neste ano, a direção montou um elenco forte, um dos melhores da Série B. No Alagoano, era o mais forte de forma disparada. Mas até agora não colhemos bons frutos durante a temporada. Sabemos o motivo, mas parece que eles não.
Nesta matéria será analisado o elenco do Galo de hoje. Será que merecemos esta situação atual? Mesmo tendo um dos elencos mais fortes da competição?

Goleiros

João Carlos teve uma boa fase de 4 meses ininterruptos no clube. De janeiro à abril conseguiu manter uma regularidade. Neste quinto mês do ano, caiu um pouco de produção. Começou a cometer erros bobos em saída de bola, saída em disputa aérea, e começa a dar uma insegurança, mesmo que seja mínima. Edson Mardden não teve grandes oportunidades, foram dois jogos, mas indo bem nos dois.

Laterais

Deve tá no estatuto, ou algo assim. É tradição passarmos raiva com os laterais. Ayrton foi embora sem deixar saudades. Diego com 34 anos, teve que pela 3ª temporada seguida ser o titular absoluto, sem ser poupado quase nunca. Agora com a chegada de Rafael Carioca, é esperado que o mesmo até vá para o banco. Será bem interessante, já que Diogo Matheus está sendo bem regular. Ambos tem 25 anos, e talvez seja a melhor média de idade de dois laterais na era Marcos Barbosa. Incrível!
Se Rafael jogar a metade das partidas, já é o suficiente para que Diego possa ter um concorrente e até ter um descanso.

Zagueiros

A posição mais deficitária do elenco. Quem teve a oportunidade de se destacar, conseguiu. Mas logo em seguida acabou sendo derrubado e indo para o banco. Vimos neste ano um bom começo do Boaventura, um começo interessante do Conceição, volta por cima do Everton Sena, um Edson Borges que destoava, e um Renan que conseguiu ir bem na única chance que teve. O Márcio? Esse nem jogou. Jogou uns minutos contra o Fortaleza, mas não foi o suficiente.
Temos boas peças, mas estes parecem estar de má vontade. Boaventura em 2017, com Dado Cavalcanti, teve uma fase interessante. Espero que estes possam melhorar, mas ainda tem muita coisa pra acontecer. Todos são bons reservas e só, nenhum jogador merece a titularidade.

Volantes

Passamos sufoco com alguns volantes este ano. Alguns já saíram, o que é ótimo. Mas há um ou outro que ficou e que ainda dá raiva só de lembrar.
Feijão e Serginho são os únicos volantes do time que a torcida não imagina no time titular. Fazem parte de um "segundo" banco de reservas, já que seriam reservas até dos reservas.
Há dois volantes que hoje estão bem, que é o caso do Tinga e do Lucas. Também há dois que fizeram um bom primeiro semestre, que é o Claudinei e o Luiz Otávio. O primeiro fez apenas 7 jogos, mas conseguiu ir bem em todos. Se machucou em fevereiro e não voltou até então. Já o segundo, foi muito bem no Santa Cruz, sendo um dos destaques da equipe.
A titularidade momentânea pertence a Tinga e Lucas, mas a briga será boa quando Claudinei e Luiz Otávio estiverem aptos.

Meias

Cleiton Xavier é o camisa 10, isso é fato. Ainda não jogou, mas será titular por conta do salário e do alto investimento. Se não render o esperado, seu reserva é Diego Rosa. Este que ainda não mostrou para o que veio, cria algumas jogadas, mas sempre sem efetividade, mas com duas assistências. Leílson é outra opção para a função. Não é um articulador, muito menos um ritmista. Porém, é um jogador de chegada, de infiltrações e de um chute forte. Poderia jogar como segundo volante.
Edson Ratinho não vive boa fase, é necessário que este seja reserva imediatamente. Em boa fase, é capaz de colocar o CRB em um nível diferenciado, mas já não consegue mais.
Alípio chegou e poderá substituir Edson Ratinho. Dependerá de Júnior Rocha, se vai utilizar Alípio pelo lado direito ou esquerdo.

Atacantes

Neto Baiano é o titular absoluto no momento. Um dos artilheiros do país na temporada, é indiscutível. Só será reserva se começar a enfrentar uma escassez de gol, o que dará oportunidade a Rafael Costa, outro grande jogador, mas que vem em baixa, já não faz uma temporada boa desde 2016, não tem uma sequência de jogos desde lá.
Bruno Paulo tem um extra-campo pesado, não mostrou muita coisa, mas é um jogador que parte pra cima. Igual o Mazola, o gol que perdeu contra o Ceará e sua demora para estrear pelo CRB prejudica bastante o jogador, mas mostrou atitude nos dois jogos, tentando ao menos ser objetivo.
Willians Santana faz uma temporada interessante. Tem seus altos e baixos, faz uma partida boa a cada cinco jogos. Um reserva que pode agregar muito. Mas precisamos torcer para que outros possam render para que ele vá para o banco.

Treinador

Bastante promisso e inteligente. Chegou no clube e mudou nosso aspecto, nossa maneira de jogar. Bastante ofensivo, valoriza a posse de bola, mas ainda falha no sistema defensivo. Se o elenco ajudar, pode deixar o CRB bem lapidado e em busca do acesso. 

Time titular

Tenho algumas dúvidas em relação ao time titular. Na defesa há duas, que é entre Conceição e Márcio na zaga, e também entre Rafael Carioca e Diego, na lateral. No meio-campo, Lucas, Tinga e Cleiton Xavier são titulares, este último por ser o único com total condição de ser o 10, e também pelo investimento. Lucas e Tinga brigarão com Claudinei e Luiz Otávio quando estiverem aptos. Na ponta, há uma disputa entre Mazola, Diego Rosa, Willians Santana, Alípio, Bruno Paulo e Ratinho. Fico por enquanto com Willians Santana.

João Carlos; Diogo Matheus, Everton Sena, Conceição e Diego; Lucas Siqueira, Tinga, Cleiton Xavier e Willians Santana; Mazola e Neto Baiano.

Time reserva

Márcio seria reserva por ainda não ter jogado, mas ainda espero que este seja titular em algum jogo. Rafael Carioca ainda chegará no elenco, vem em baixa por conta da temporada péssima que fez pelo Ceará, mas é esperado que consiga a titularidade em breve. Claudinei e Luiz Otávio mostraram muita coisa nessa temporada, ainda não estão aptos para jogo, onde um é por lesão, e o outro por conta do Santa Cruz atrasar a rescisão do mesmo.

Edson Mardden; Ratinho, Boaventura, Márcio e Rafael Carioca; Claudinei, Luiz Otávio, Diego Rosa e Ratinho; Alípio (Bruno Paulo) e Rafael Costa.

Estatísticas

O começo desta Série B está sendo totalmente frustrante. A má fase é evidente, mas o que chateia é o CRB criar bastante nas partidas, não conseguir marcar gol, e em um ataque do adversário acaba sofrendo um gol.
O Galo é o segundo time que mais detém a bola na competição. Uma média de 57% de posse de bola por jogo, ficando atrás apenas do Goiás, que tem 62%. Curiosamente, ambos no Z4.
A questão do passe parece ser bem marcante na equipe. Somos a melhor equipe neste aspecto. O CRB tem um aproveitamento de 409 passes bem-sucedidos por jogo. O que é incrível, já que o segundo colocado neste quesito tem apenas 379.
Mas o que impressiona é o total de chutes. Uma média de 11.9 por jogo, ficando atrás somente de Avaí, com 14.8 e Fortaleza, com 13.0. O que nos diferencia destas duas equipes é que ambas tem o dobro de gol do CRB.
Ou seja, somos a segunda equipe que mais detém a bola, a que mais acerta passes, a terceira que mais finaliza. 
Foram 31 chutes no gol, sendo 23 chutes defendidos. O Galo ainda acertou uma bola na trave.

Comentários