Reforços chegam e plantel já parece pronto

Ontem (03), o CRB oficializou as contratações de Diogo Mateus e Lucas Siqueira. Em preparação para a Série B, ambos são o terceiro e quarto reforço para a Série B.
Diogo, de 25 anos, é lateral direito de ofício, mas também pode ser utilizado facilmente mais a frente como um ala, a exemplo de Edson Ratinho. Até sugeri o nome de Diogo Mateus como reforço para a equipe na matéria "De olho nos estaduais". Por sorte a direção conseguiu essa contratação.
Lucas fará 30 anos ainda este ano, dos contratados para o Brasileiro é o mais velho. É um volante de ofício, mas que também atua pela lateral esquerda, assim como Juliano. Mesmo atuando mais atrás, como volante ou lateral, é um jogador que consegue fazer gols. Segundo sua página no site oGol, Lucas tem 35 gols na carreira nas últimas sete temporadas, uma média de cinco gols por temporada.
Mas o time ainda necessita de peças. E é exatamente isso que quero falar.



Tinga e Diego Rosa já haviam sido anunciados no mês passado. Um volante, mas podendo jogar em qualquer setor do meio-campo, enquanto o outro já é mais ofensivo, jogando de meia ou atacante. Com a contratação de Lucas Siqueira, o CRB chega a oito volantes contratados na temporada. Alguém terá de sair para compensar as chegadas. Diogo Mateus nas últimas temporadas foi titular no Vitória e no Criciúma em Série B e Série A. No Campeonato Paulista desse ano desvalorizou por ser reserva na Ferroviária, mas estava atuando como lateral esquerdo pela equipe. Ou seja, atua nos dois lados do campo, e é o quarto jogador na equipe que pode atuar como lateral esquerdo (Juliano, Ratinho e Lucas Siqueira também atuam).
Lucas não teve uma passagem tão agradável no Ceará, mas no Paysandu, Macaé e Vasco conseguiu ir bem. Na Série B de 2016 fez sete gols. É um jogador com boa chegada na área.
Diogo pode até tirar a titularidade de Ayrton, mas é um risco perder a bola parada do titular. Porém, Diogo também tem uma boa bola parada, mas não tanto eficiente. São jogadores que podem conseguir a titularidade, mas é bom não criar tanta expectativa. Ayrton vem fazendo bem o papel na lateral direita, mas não é tão ofensivo quanto Diogo Mateus, que é um jogador mais liso. Lucas Siqueira vai ter de brigar com Tinga pela titularidade no meio-campo, ou até mesmo com Leílson e Willians Fernandes.

Rafael Costa, opção para o ataque

Ainda não oficial, a contratação do Rafael Costa já é certa. O atacante deve ser oficializado nos próximos dias. Na atual temporada não foi tão bem no São Caetano, apenas quatro jogos disputados e somente um gol marcado. Na última temporada o mesmo número se repete, 4 jogos e 1 gol. Mas de 2013 à 2016 viveu seu auge, foram 52 gols marcados em quatro temporadas, uma média de 13 gols. Vem pra o CRB em baixa, será uma excelente opção no banco e poderá ser titular caso melhore e faça gols.

Elenco pronto?

  • Os goleiros passam confiança. João Carlos é um dos jogadores mais queridos do elenco, pouco falha, mostra segurança e dificilmente sairá da titularidade, a não ser por suspensão ou contusão. Edson Mardden já é a segunda opção, um bom reserva que não comprometeu quando jogou.
  • Nas laterais, ainda não há um alívio. Diego não tem um reserva a altura, com idade avançada será difícil ir bem em muitas partidas. Mas a chegada de Diogo Mateus vai aliviar para Ayrton e Diego, já que o jogador atua nas duas laterais e pode ser um reserva a altura.
  • Entre os zagueiros, ainda há dúvidas em relação aos titulares, quanto mais os reservas. Toda equipe deve ter bons reservas para não passar sufoco no campeonato quando um titular estiver em má fase ter de ir pro banco. Assim o reserva pode entrar bem na equipe e não comprometer. Todos os zagueiros do atual elenco falharam nesta temporada, principalmente o Boaventura. Então é necessário contratar zagueiros para o time titular.
  • Os volantes não estão com uma regularidade que passe confiança. Por exemplo, Juliano e Serginho começaram bem e depois caíram de rendimento. Willians Fernandes sempre jogou mal, mas conseguiu fazer uma boa partida no último clássico. Feijão é um bom marcador, mas ainda sim é lento e não sabe sair jogando. Ou seja, ainda há o que melhorar no setor. Márcio Passos não foi tão participativo quando teve chance. Claudinei é o único jogador que conseguiu certa regularidade entre os volantes e passa confiança. Talvez ele e Tinga sejam os titulares. O que preocupa é o salário alto daqueles que seriam os reservas.
  • Já os meias e pontas, como Leílson, Rafael Bastos, Ratinho e Santana, estes seriam excelentes reservas para a Série B. Claro, se o CRB contratar de forma correta, serão boas opções. Ainda acho que um destes será titular jogando pelos lados. Já que deve chegar um meia-armador para assumir o papel do "camisa 10". Leílson e Rafael Bastos seriam excelentes opções na reserva. Edson Ratinho seria o titular no lado direito enquanto Diego Rosa seria o titular no lado esquerdo. Ainda há o jogador Mazola, que pode atuar tanto como um ponta, segundo atacante ou como um centroavante, até mesmo como um falso 9.
  • O centroavante deve ser Neto Baiano. O atacante vem fazendo uma boa temporada, com 12 gols marcados em apenas 19 jogos marcados. É sua segunda melhor temporada na carreira em números. Rafael Costa fechou com o CRB e deve ser anunciado em breve, é um jogador que brigará pela posição ou até poderá ser titular. Vale a pena lembrar que há também a opção por Dudu, jogador da base, mas não deve ser tanto utilizado.
Qual deveria ser o elenco para a Série B?

Dos atuais jogadores, contando os que atuaram no primeiro semestre e os já contratados, este deveria ser o elenco para a Série B (opinião pessoal):

Goleiros: João Carlos, Edson Mardden e Cris
Laterais: Ayrton, Diego e Diogo Mateus
Zagueiros: Boaventura, Conceição, Edson Borges e Everton Sena
Volantes: Claudinei, Feijão, Tinga, Serginho, Lucas Siqueira e Willians Fernandes (Juliano)
Meias: Leílson e Rafael Bastos
Atacantes/Pontas: Mazola, Neto Baiano, Rafael Costa, Willians Santana, Diego Rosa e Ratinho

Deve chegar o camisa 10 a qualquer momento.
Teremos três a quatro jogadores podendo atuar como camisa 10.
Teremos seis a sete jogadores podendo atuar nas pontas.
É bom que tenhamos apenas seis volantes.

No segundo turno é contratar zagueiros de certeza e para posições que realmente seja necessário contratar.

Time titular:

João Carlos; Ayrton (Diogo), Boaventura, Conceição e Diego; Claudinei, Tinga, (camisa 10) e Ratinho; Diego Rosa e Neto Baiano (Rafael Costa)

Claudinei deve voltar logo e ser o titular. O camisa 10 é esperado que venha para ser titular. As únicas dúvidas é sobre os titulares na lateral direita e no ataque. A briga nas pontas será interessante.

Opções no banco:

Edson Mardden
Diogo Mateus (Ayrton)
Edson Borges
Everton Sena
Lucas Siqueira
Feijão
Serginho
Willians Fernandes (Juliano)
Leílson
Rafael Bastos
Mazola
Willians Santana
Rafael Costa (Neto Baiano)

Teremos três a quatro fortes opções para as pontas, além de duas opções para o meio. Quatro volantes médios/bons, um lateral e dois zagueiros.

Qual o momento para contratar?

O time deve ser este mesmo que temos hoje até um certo ponto na Série B. Alguns jogadores devem sair até lá, outros ainda chegarão. Mas por exemplo, o momento certo de contratar para o acesso é na virada para o segundo turno. O CRB hoje tem boas opções pelo meio, mas ainda precisa de um ponta para ser titular, e este jogador deverá chegar ainda na Série B. Sendo ele o titular no restante da competição e colocando o Ratinho no banco, por exemplo. Se os zagueiros estiverem comprometendo, outro deverá chegar. Ou seja, no momento é contratar onde se mais precisa, que é o meia.
Deve chegar apenas um meia para ser o camisa 10 e um atacante para compor o elenco.


Comentários