Da pajuçara à Seleção Brasileira

Nesta manhã de segunda-feira (12), o treinador da Seleção Brasileira, Tite, anunciou os convocados para os amistosos da Seleção contra Alemanha e Rússia neste mês.
Vinte e cinco jogadores estavam na lista do treinador, e entre eles, lá estavam dois alagoanos. Roberto Firmino, que já não é mais surpresa estar entre os convocados, e pelo que apresenta na Inglaterra é uma convocação incontestável. Já o outro, uma surpresa, mas nem tanta assim. Nos últimos meses, Willian José estava sendo observado pela seleção, e hoje foi premiado com esta convocação. Terá uma chance rara, e se aproveitar, poderá repetir um feito que não acontece desde 1958 junto a Roberto Firmino.




Em 1958, no ano do primeiro título mundial da Seleção, haviam dois atacantes que tinham algo em comum. A semelhança não era por jogarem no mesmo time, mas sim por terem nascido no mesmo estado, Alagoas.
Ambos eram de Maceió, Dida é hoje o 2º maior artilheiro da história do Flamengo, atrás apenas de Zico. Zagallo fez história no Flamengo e no Botafogo como jogador, além de ter sido campeão do mundo como treinador pela Seleção Brasileira.
Desde 1958 então, a Seleção não tem dois alagoanos no plantel que disputa a Copa. Será que nesta Copa de 2018, sessenta anos depois do primeiro título, teremos novamente uma dupla alagoano defendendo a Seleção? E melhor, ambos com passagem na base do CRB.

Começo no CRB

Firmino começou como volante no CRB. Ficou até 2008, onde fez testes pro Figueirense, que tinha melhores condições para a base que o Galo em Maceió. A situação difícil da base do CRB afastava logo cedo muitos garotos, sem oportunidade de crescer de fato no clube, muitos faziam testes para equipes do sul e sudeste para ganharem oportunidade. Com Firmino foi assim, e essa chance no Figueirense abriu um belo caminho.
Com Willian José também não foi diferente, mas ele lamenta a saída precoce do Galo. Em uma entrevista ao Globo Esporte, o atacante falou que jogou com Firmino em 2006 pelo sub-15, onde foram campeões, mas não quis continuar no clube por não conseguir pagar as viagens que o clube fazia para jogar fora do estado. Então conseguiu ir para o Barueri, e depois foi para o São Paulo.

"- O que precisa mudar no nosso estado é essa coisa de privilegiar filhinho de papai. Em todos os clubes. Os meninos pobres que são bons de bola não têm espaço porque não podem pagar. Só querem saber de dinheiro. Joguei com o Roberto Firmino no CRB e ele não foi valorizado aqui. Se destacou no Figueirense e hoje é um dos melhores no futebol alemão. Eu e ele poderíamos ter defendido o CRB."

Brilhando na Europa

Ninguém duvida do futebol de ambos hoje. Firmino é destaque no Liverpool, e é apontado até como merecedor da titularidade na Seleção. O atacante tem um valor de mercado absurdo, chegando a valer incríveis 50 milhões de euros. É o vice-artilheiro da Champions League.
Já Willian José, também era um dos artilheiros da Europa League, mas com a contusão que teve, foi ultrapassado por alguns jogadores. Na Liga Espanhola também, era um dos artilheiros, mas ainda sim está entre os cinco maiores goleadores da Liga na atual temporada. Seu valor de mercado é menor, chegando a valer 12 milhões de euros.

Números de temporada

Firmino
41 jogos
22 gols
13 assistências

Willian José
30 jogos
17 gols
2 assistências

Comentários