Ninho do Galo: O que acontecerá futuramente?

O maior complexo de treinamento do estado. O Ninho do Galo, atual casa do CRB foi o maior empreendimento da história do futebol alagoano. A imensa área de 29,5 hectares tem espaço de sobra para grandes construções hoje e no futuro. Atualmente, apenas 8,5 hectares foram construídos, sendo a área que hoje conhecemos. Campos de treinamento e oito módulos com alojamentos, vestiários, imprensa e lazer, etc.

Foto: Aílton Cruz


Projetos para o futuro

O CT tem uma área enorme. São 29,5 hectares. Mas apenas 8,5 foram construídos. Ou seja, sobram 21 hectares, cerca de 210.000m². Nesta área, dá para fazer várias coisas. A exemplo de um estádio, um ginásio, uma área de lazer para sócios-torcedores. O presidente do conselho deliberativo do CRB, Fernando Paiva, em entrevista para a Gazetaweb em 2015, falou que seriam utilizados 6 a 7 hectares para construção de um loteamento de luxo, podendo gerar renda para o clube com vendas, aluguel de imóveis, etc. Sendo o CRB com este empreendimento futuro não só um clube, mas um negócio.
Então com a construção deste suposto condomínio de luxo, sobrariam 14 hectares para a construção do que bem entender.

Ideias futuras

O Estádio Frasqueirão, do ABC, com capacidade para pouco mais de 18 mil pessoas, ocupa uma área de 25 mil m², ou seja, com a possível área restante de 140 mil m² na área comprada pelo CRB, seria possível fazer 5,6 estádios com a mesma área do estádio do ABC. O fato é que, para a realidade do CRB, um estádio com capacidade para 40 mil torcedores já é o suficiente. Mas por ser localizado há pouco mais de 30km de Maceió, fica inviável de momento a construção de um estádio na área. Mas iremos supor aqui algumas coisas na qual o Galo poderia construir nestes 14 hectares.

  • Estádio de futebol
O Municipal de Juiz de Fora, este que encarrega uma capacidade para pouco mais de 30 a 40 mil torcedores, ocupa uma área de 90.000 m². Mas as Arenas de Corinthians e Palmeiras tem ambas um espaço maior que 140.000 m². Seria preciso um estádio simples, gastando no máximo 5 hectares (50 mil m²). O terreno do Estádio Nelson Feijó, localizado em Maceió carrega uma área de 31 mil m². Ou seja, o Galo sabendo fazer de forma correta, conseguiria um estádio para uma capacidade de 35 mil pessoas em um espaço curto de 3 a 4 hectares.

Imagem relacionada
Maquete retirada do blog "Buteco do Flamengo"
Maquete retirada do blog "Buteco do Flamengo"

  • Hotel para o profissional
Importante ter excelentes instalações e conforto para que o atleta tenha bastante interesse em acertar a proposta do clube. Sabendo que terá uma estrutura espetacular, um hotel com excelentes acomodações, com um bom quarto, banheiros, tv, etc. Isto é fundamental. Mas tudo precisa ficar dentro da realidade, para o clube não se encher de dívidas e ir ao fundo do poço em um instante. Mas uma boa estrutura irá fazer com que isto seja evitado. Sala de imprensa moderna, sala de jogos para os atletas e espaço para academia, fisioterapia, restaurante, vestiários. A Granja Comary, complexo de treinamento da Seleção Brasileira, tem tudo aquilo em um espaço de apenas 8,5 mil metros quadrados em área construída. Como pode ser visto na imagem em sequência. O CRB poderia fazer isso tudo em um espaço menor que 5 mil metros quadrados, e ainda sobraria espaço para várias coisas, como academia, etc.
Nas estantes da sala de estar, livros, artigos e fotos que lembram a história do clube...
A seguir como exemplo, a concentração do Real Madrid
Livros e imagens da história do clube para os jogadores poderem ler sobre
Ainda tendo sala de cinema para ver filmes e jogos de outras equipes
Foto: Thiago Arantes

Imagem relacionada
Obras para sala de imprensa, hotel e departamentos na Granja Comary
Foto: Rafael Ribeiro
  • Hotel para o acolhimento de jogadores para a base
Por estar localizado fora da capital, será difícil manter alguns jogadores no clube. Ultimamente muitos jogadores do estado tem ganho destaque em competições nacionais e internacionais. E este papel de acolhimento por parte do clube seria fundamental para futuras contratações de jogadores de base. Trazer jogadores de toda a região, e transformá-los em grandes jogadores. Estas casas ou hotel, apartamentos (como preferir), ficariam distantes do hotel do profissional.

Imagem relacionada
Pequenas casas para o acolhimento dos atletas de base
Valorizando a arborização também
Fazendo o CRB um dos clubes mais bem estruturados do mundo

  • Sede administrativa bem fortalecida
Na sede administrativa seriam discutidos e estabelecidos contratos e negócios do clube. Também funcionando sala de imprensa e escritório para reuniões. Vale a pena deixar claro que, com o crescimento do clube e possivelmente de maior adesão de sócios, pode ser que mais pessoas entrem no conselho deliberativo do clube, necessitando de espaços maiores para reuniões, etc.

Resultado de imagem para sede administrativa do atletico mg
Sede do Atlético em Minas, por exemplo. Bem moderna na parte externa, e na parte interna contendo sala de imprensa, etc. Evoluir esse lado do clube faria com que o profissionalismo fosse mais presente. Lá seriam discutidos todos os temas possíveis, como questões da base, patrocinadores, profissionais, etc.

  • Natureza do CT (arborização, projetos para valorização do meio-ambiente)
Este tema é simples. Um espaço bem localizado no CT, com uma lagoa para pesca, etc. Um lugar para lazer, onde a família poderia se reunir semanalmente ou mensalmente para aproveitar o clube, passear com os amigos, e outras coisas.

Parque da Lagoa Solon de Lucena recebe visita técninca durante IV Enau (Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP/Arquivo)
Foto: Dayse Euzébio

  • Campos de futebol 
A quantidade de campos é importante. Por exemplo, o clube tendo no mínimo 8 ou 10 no CT, abre espaço para que a categoria de base utilize este espaço junto ao profissional. Tendo um campo específico para o treinamento de goleiros, sabendo separar bem as coisas. Um para o sub20, e assim por diante. Isso faz com que o clube tenha mais espaço para ter mais atletas, podendo ter time A, time B, além de poder alugar de forma frequente para outras pessoas. Alguns contendo arquibancada, outros não. O do profissional poderia conter arquibancadas para a torcida poder comparecer aos treinos, mas também tendo um fechado, para ensaiar jogadas, etc. Isto seria fundamental para que o CT pudesse sediar competições de base, etc.

Imagem relacionada

Resultado de imagem para ct do real madrid

Nas imagens, alguns campos no CT do Real Madrid e do Manchester City.

  • Museu do clube
Espaço para torcedores e turistas. O museu do clube funcionaria para mostrar aos torcedores todos os detalhes da história do clube. Jogos amistosos contra equipes estrangeiras, fotos de elencos ao longo da história, uniformes antigos, grandes jogadores, e outras coisas que podem ser fundamentais para o conhecimento do torcedor.

Resultado de imagem para museu do santos

No detalhe, museu do Santos Futebol Clube, onde mostra os grandes artilheiros do clube, conquistas e outras coisas importantes.

  • Área de lazer para o sócio-torcedor
Importante para a adesão em massa de sócios. A área de lazer pode fazer com que o clube ganhe sócios além da paixão. Por exemplo, até torcedores de clubes rivais ou pessoas que não gostam de futebol poderiam participar do plano de sócio-torcedor só para aproveitar a estrutura oferecida na área de lazer. O Santo André, por exemplo, tem 18 mil sócios, mas traz consigo uma gigante estrutura. Isto será um grande investimento, mas poderá valer muito a pena. Para ver a estrutura que o Santo André tem, clique aqui.

Resultado de imagem para area de lazer sport recife

Na imagem podemos ver a área de lazer do Parque Aquático da Ilha do Retiro, do Sport. Atraindo pessoas, independente de time. Também poderiam ser adicionados um pequeno ginásio poliesportivo, dois campos de futebol, isso tudo para oferecer ao sócio-torcedor uma estrutura para que o mesmo possa realizar qualquer atividade possível.

Comentários

  1. Da pra fazer uma cidade lá... Lance o projeto e nos torcedores seremos sócios desse projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário