Carlos Alberto: Prós e contras de uma figura polêmica

Nesta semana surgiram boatos de uma possível transferência de Carlos Alberto para o CRB. O meia que é multi-campeão por onde passou, e que é dono de extrema técnica, pode aparecer como provável reforço do Galo para a sequência da temporada. Especula-se que o jogador chegaria e brigaria pela titularidade, já que há uma carência ainda de meia-armadores na equipe. Rafael Bastos e Marcão jogaram com o meia no ano de 2015. Juntos com Mazola, que é outro jogador especulado.


Mas diante de toda essa especulação, há outro lado, que não seja o das quatro linhas, que o torcedor tem medo de que aconteça. Um Carlos Alberto polêmico que interfere em ações do elenco e pode comprometer um grupo que está unido. Então diante destas discussões, apontaremos alguns "prós" e "contras" que podem acontecer caso o jogador assine com o CRB.

Pontos Positivos:


  • Com a qualidade que tem, e com um clima que lhe favoreça, Carlos Alberto poderia muito bem encaixar perfeitamente na equipe. Como um meia, poderia ser útil e se unir ao já agradável clima do elenco.
  • A ausência de meia-armador hoje faz com que o CRB foque muito as jogadas pelas laterais do campo. Carlos Alberto poderia ser este jogador que desequilibra, que com um passe pode decidir o jogo.
  • Alguns atletas do elenco atual já trabalharam com Carlos Alberto em outros clubes. Foi visto essa semana em uma rede social, Rafael Bastos comentando: "Vem ser feliz" em uma publicação do meia. Mostrando que o mesmo tem amizades e pode ser influenciado em uma futura decisão. 
  • Sem dúvidas o marketing do clube poderia estourar. Os sócios poderiam aumentar após uma contratação de peso como essa. Carlos Alberto firmando comprometimento com a camisa, e mostrando o suficiente, não só atrairia mais torcedores para o plano de Sócio-torcedor, como também atrairia mais público para as partidas, até seus fãs que o admiravam em outras equipes.
  • Ao perceber que um jogador do nível do Carlos Alberto foi bem acolhido e que se sentiu bem com a estrutura oferecida, outros atletas poderiam enxergar o CRB como um clube que fornece novas oportunidades, caso queiram render melhor e tendo uma estrutura boa a disposição.
  • Um jogador experiente como ele, começaria a atrair empresários e jogadores novos ou também experientes para atuar no clube. 
  • Com sua experiência, poderia facilmente ser líder do time nas quatro competições que o CRB disputa no ano. Um jogador que disputou finais importantíssimas saberia como preparar o grupo para decisões.


Pontos Negativos:


  • Ultimamente, Carlos Alberto não tem firmado compromisso em outras equipes maiores. Mesmo jogando Série A e Libertadores, o jogador não firmou compromisso e saiu brigado e envolvido em polêmicas nestas equipes.
  • Ah, as polêmicas.. Carlos Alberto é famoso por isto. Seja no Grêmio, Botafogo, Vasco ou qualquer outra equipe. No Figueirense foi dispensado após querer competir com a diretoria.
  • Com salário alto, não mostrando compromisso, causaria revolta aos jogadores. Percebendo que o jogador com maior salário da equipe não faz o que deve ser feito, estes começariam a querer ter o mesmo tratamento ou fazer as mesmas coisas.
  • E se não gostar do treinador? Se não render e for parar no banco? Capaz de com os amigos que já tem, querer derrubar treinador e capaz de acabar com um projeto de acesso da equipe.
  • Média de idade avançada da equipe. Alguns jogadores estão sendo especulados, e alguns tem idade avançada. Não dá pra jogar uma Série B onde a média de idade do time titular é superior a 30 anos. Atualmente, no time titular, a média é superior a 30.
Boa ou ruim contratação?

Seria uma contratação de impacto. A imprensa em geral falaria muito dessa transferência por todo o Brasil. Surgiria como um jogador com habilidade e técnica fora da realidade do CRB, que poderia somar o bastante para ser líder da equipe e nos guiar a um acesso e boas campanhas visando títulos em todas as competições. Há o lado em que ele não pode render e ocasionar uma série de problemas, mas vale o risco. O CRB tem que saber contratar. Não adianta só trazer Carlos Alberto de forma inocente. Tem que firmar compromisso, fazer contrato de produtividade. É um risco trazer um jogador desse naipe com salário alto e o mesmo não render o esperado e perder mais do que ganhou com a contratação.
Mas a diretoria tem que agir de forma inteligente. Se contratar, vender novas camisas com o nome do jogador. Oferecer todo um suporte para que o mesmo possa render nas competições. Mas sabendo ele que se não conseguir atingir seus objetivos, poderá ser dispensado. E junto a sua contratação, caberá ao CRB equilibrar a média de idade da equipe. É perigoso jogar as competições com jogadores de idade tão avançada, mesmo sendo experientes e mostrando bom futebol, não rendem tanto fisicamente como outros de idade menor. Então é isso que a diretoria tem que fazer. Buscar jogadores novos para equilibrar essa média de idade tão avançada.



Comentários