Primeiras contratações e mudanças: O que deve acontecer?


O treinador Mazola Júnior junto a sua comissão técnica e departamento de futebol chegaram a um acordo com os dez primeiros reforços para 2018. Anunciados nesta quarta-feira (13), os jogadores anunciados parecem ter característica de cada estilo de jogo necessário para uma equipe forte. E ainda acertou renovações de Erick Salles e Neto Baiano.

Reforços

Foram anunciados dez jogadores, sendo três atacantes, um meia, dois volantes, dois laterais e dois goleiros. Ainda não foram anunciados novos zagueiros, o presidente adiantou no site oficial do clube que na próxima semana acertaria contratação de mais cinco jogadores, sendo três zagueiros. As contratações anunciadas ontem você poderá conferir aqui.

Um novo estilo de jogo?

Com a contratação dos goleiros João Carlos e Edson, é um alívio saber que o clube conseguiu encontrar bons goleiros para começo de temporada. Os laterais são velozes, podendo ambos serem utilizados em posições mais ofensivas. Ayrton é mais velho, está com 32 anos. Mas Manoel ainda é jovem, com 21. Ambos tem a velocidade como principal característica, mas Mazola deve acertar o posicionamento e postura ideal para que os jogadores não falhem defensivamente como aconteceu constantemente nas duas últimas temporadas com os laterais da equipe. Manoel foi contratado para ser sombra de Diego, mas ainda não se sabe da situação de Ayrton, já que não foi anunciado o outro lateral direito.
Os volantes são os principais jogadores de um sistema ou esquema que favoreça um bom contra-ataque. Juliano e Serginho carregam consigo a habilidade de ter boa saída para o jogo. O primeiro foi destaque no Fortaleza o que ocasionou sua ida para o Figueirense, mas junto com uma equipe que no papel seria perfeita, caiu de rendimento junto a outros craques. Já o segundo está desde 2013 fora do país, em seu período no Brasil mostrou que pode surpreender chegando ao ataque para finalizar.
O meio de campo precisa ter novos reforços que faça com que o elenco possa render mais, ter uma qualidade necessária para buscar títulos na temporada. A contratação de Leilson foi uma das mais festejadas, já que se trata de um jogador que se destacou no Juventude atuando por todo o setor médio-ofensivo. Bom no passe, finaliza, arrisca na bola parada e faz gols. Poderá se tornar um nome importante, mas ainda se espera que seja apenas um coadjuvante.
O ataque em si não só engloba o centro-avante. Mas sim os alas (ou pontas, como preferir). Edson Ratinho e Erick Salles foram mantidos para a próxima temporada. Importantes nas principais partidas do treinador Dado Cavalcanti, são jogadores com velocidade. É neste setor que o Galo estará fortalecido. Não de grandes nomes, mas sim de apostas. Juninho Potiguar e Ruan também são jogadores de velocidade. E isto mostra que o elenco de 2018 será bem definido. Com jogadores rápidos, é de se esperar que os mesmos utilizem a velocidade para levar a bola ao fundo e optar pelo chute ou cruzamento. Então surge Marcão e Neto Baiano. Jogadores fortes, bons no jogo aéreo, e de certa forma, com velocidade considerável.

E o que significa?

Após fechar a contratação de Ruan, que atuou com Mazola por outros dois clubes, é notável que o treinador tenha planos para este e para Erick Salles em 2018. O clube terá velocidade pelas alas e jogadores fortes no jogo aéreo para decidir as partidas. É de se esperar que com a chegada do tão sonhado "camisa 10", o clube encontre o caminho certo. As contratações carregam consigo temporadas abaixo do esperado também, mas não é hora de criticar. Esperamos e eles chegaram, e agora é a hora deles. As críticas virão, mas esperamos que elas não sejam necessárias.

Comentários