Jogadores marcantes #01 - Aloísio Chulapa



O blog está começando uma série de homenagens para jogadores que passaram pelo clube recentemente, e que foram marcantes para o torcedor. Sendo decisivos e participativos em grandes jogos, campanhas e tudo mais.

O homenageado da vez é Aloísio José da Silva, mais conhecido como Aloísio Chulapa. Anunciado no dia 15 de agosto de 2011, junto ao presidente Marcos Barbosa, Aloísio já estava no fim de sua carreira. 

Aloísio já com a camisa do CRB em 2011

Começou no próprio CRB em 1994, rodou o Brasil passando por Flamengo, Guarani, Goiás, depois foi para a França, assinando contrato com o Saint-Étienne, e logo depois com o PSG. Depois do clube de Paris, ele ainda foi jogar no Rubin Kazan, da Rússia. 

Chulapa sendo substituído por Ronaldinho quando atuou no PSG

Em 2005 esteve no Atlético-PR, sendo vice-campeão da Libertadores, marcando um gol na final contra o São Paulo. E foi no tricolor paulista que o atacante se consagrou. Participou do Mundial do mesmo ano, e na final deu uma assistência histórica para Mineiro marcar o gol do título na vitória por 1 a 0 contra o Liverpool/ING. 

Foram quatro temporadas no São Paulo. Além do Mundial de 2005, Aloísio ainda conquistou um tri-campeonato brasileiro pelo clube paulista em 2006, 2007 e 2008. Em 2006, Aloísio foi bola de prata do campeonato, junto a Fernandão, como os dois melhores atacantes da edição do brasileiro daquele ano.  Foi no clube paulista, onde ganhou o apelido carinhoso de Chulapa, comparado ao ex-atacante Serginho Chulapa pela semelhança de vergadura entre os dois.


Chulapa virou xodó do clube paulista

Após sua saída do São Paulo o atacante jogou no Al-Rayyan do Catar, depois assinou com o Vasco/RJ e Ceará. Depois de ter atuado em apenas três partidas no clube cearense, ele assinou contrato com o Brasiliense, onde disputou a Série B de 2010. Marcou 6 gols em 25 partidas disputadas. Assinou com o Brusque no ano de 2011, e depois acertou contrato com o CRB para a disputa da Série C.


Aloísio em jogo contra o Sport, na Série B de 2010.

No CRB, foi um ano dedicado ao clube. Jogou três competições pelo clube. Série C de 2011, Alagoano de 2012 e a Série B de 2012. Apenas quatro gols, não muito. Mas o que marcou mesmo sua passagem, foi suas demonstrações de amor pelo clube. Fazia um pivô em frente a área como ninguém. Foi assim contra o Asa na final do estadual, e foi assim contra o Joinville na Série B. Dividiu espaço com Cadu, Rodrigo Dantas e Denílson no ataque. Tinha sorte quando o treinador queria dois atacantes, e não um. Era difícil pegar a titularidade, pois não marcava muitos gols. Entrava sempre ao decorrer das partidas, tentando mudar algo.

Em uma temporada e meia, trouxe a torcida do Galo duas grandes conquistas. O vice-campeonato da Série C, sendo a primeira final a nível nacional do clube. E também participou da campanha do título de campeonato alagoano, algo que ele queria muito, e conseguiu. Alguns tabus foram quebrados em sua passagem, e vitórias heroicas foram conquistadas. Se for perguntado a qualquer torcedor um "top3" jogos de 2012, eles dirão: CRB 2 a 1 Guarani; CRB 4 a 3 Joinville e CRB 2 a 1 Asa. Sabe o quem de especial nesses três jogos? Aloísio participou diretamente dos três gols que garantiram a vitória no final das partidas. 

Deu assistência já nos acréscimos no jogo contra o Asa, onde o jogo estava 1 a 1. Contra o Joinville, deu passe para Elsinho, que finalizou e Geovani guardou, quando o jogo estava 3 a 3. E contra o Guarani, aquela roubada de bola que deixará saudades. Aos 46 do segundo tempo, ele correu em direção a linha de fundo, roubou a bola de um jeito pouco visto, e já cansado, desgastado, usando seu corpo, passou para Paulo Victor virar a partida contra o Guarani.

Não foi uma passagem numerosa cheia de gols. Não foi uma passagem cheia de títulos. E também, não foi uma passagem longa, com muitos anos de clube. Mas sim, o período que Aloísio jogou no clube, foi de grande emoção para o torcedor. Ele fazia a diferença sempre. Era o representante do torcedor ali em campo, era o cara que dava experiência e vontade de vencer para o elenco. Sem dúvidas, a passagem de Chulapa no CRB foi marcante por um grande motivo. Seu poder decisivo quando o clube mais precisou.


Aloísio atuou no CRB em 2011 e 2012.

Logo abaixo,  alguns dos lances mais especiais da passagem de Aloísio pelo CRB. 

1º -  Seu primeiro gol na volta ao clube. 
Uma vitória elástica contra o Paysandu por 3 a 0. 
Aloísio marcou o segundo gol da partida, e ainda participou da jogada do terceiro gol.


2º - Jogo histórico em Belém/PA. 
Aloísio marcou o gol da vitória do CRB por 1 a 0, deixando o clube na liderança do grupo de acesso.


3º - Na final do estadual de 2012, Aloísio deu assistência para Wanderley
Que marcou o gol da vitória no primeiro jogo da final, e quebrando um grande tabu do clube em jogos contra o Asa.



4º - No histórico CRB 4 a 3 Joinville, Aloísio participou diretamente de dois gols.
Dois dos quatro gols foram em cobranças de falta de Geovani
e os outros dois, em um pivô experiente de Aloísio
que passou para Geovani no 2º gol, e Elsinho no 4º gol.


5º - Uma jogada que ninguém esquecerá. No emocionante CRB 2 a 1 Guarani
Aloísio aos 46'2T roubou uma bola de Oziel na ponta esquerda,
serviu Paulo Victor, que marcou o gol da virada.
A roubada de bola de Chulapa, ficará na história do clube
como um símbolo de garra e paixão pelo Regatas. Merecendo virar pintura!


Valeu, Chula!

Comentários